Ouvidoria
Ouvidoria
Entre em contato com a Ouvidoria caso deseje enviar solicitação de informações, reclamação, denúncia, sugestão ou elogio sobre o Serviço Geológico do Brasil – SGB/CPRM.
A Ouvidoria do SGB é o canal de comunicação que tem como função acolher e processar reclamações, denúncias, sugestões e elogios dos mais diversos públicos. É um importante instrumento de participação social e uma valiosa ferramenta de gestão.
Carta de Serviços
Conforme determina a alínea VII do artigo 7º da Portaria CGU 116, de 18 de março de 2024, a Ouvidoria também é responsável por zelar pela adequação, atualidade e qualidade das informações constantes nas Cartas de Serviços dos órgãos e entidades a que estejam vinculadas. A Carta de Serviços foi instituída pelo artigo 7º da Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017, e tem como objetivo informar o usuário sobre os serviços prestados pelo órgão, as formas de acesso a esses serviços e seus compromissos e padrões de qualidade de atendimento ao público. A Carta de Serviços da CPRM está disponível no endereço https://www.sgb.gov.br/carta-de-servico-ao-usuario.
Formas de Contato
- Na Internet, pela plataforma Fala.BR
- Pessoalmente ou por carta:
Avenida Pasteur, 404
Urca – Rio de Janeiro /RJ
CEP.: 22290-255 - Por telefone: (21) 3044-0558
- Por e-mail: ouvidoria@sgb.gov.br
- Por WhatsApp: (21) 99981-5133
Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h.
Após recebermos sua manifestação, a cadastraremos no sistema de ouvidorias do Governo Federal, Sistema FalaBr, e será enviado automaticamente para o seu e-mail o número de protocolo para acompanhamento.
Sua manifestação será enviada para área apropriada, respeitando sigilo e anonimato, e a responderemos em torno de 30 dias corridos.
A Ouvidoria garante total sigilo de sua identidade, assim como a confidencialidade de qualquer assunto tratado.
Cartilha de como fazer uma Manifestação.
Conheça os princípios nos quais a Ouvidoria baseia suas atividades.
- Ética - A Ouvidoria do SGB-CPRM entende a postura ética como único caminho para sua legitimação enquanto instância efetiva de comunicação entre a sociedade e o SGB-CPRM, promovendo uma relação dialógica franca, facilitando a participação social nos processos corporativos e contribuindo para maior transparência das ações institucionais.
- Autonomia - A Ouvidoria do SGB-CPRM possui autonomia de ação e, desta forma, planeja e desenvolve suas atividades de maneira independente e sem ingerências.
- Transparência - Ao propor uma comunicação franca e de fato dialógica, a Ouvidoria do SGB-CPRM se compromete com a verdade e com a abertura da instituição para a sociedade.
- Impessoalidade - O trabalho da Ouvidoria tem como finalidade o interesse público e, desta forma, não diferencia as pessoas, dando a todos o mesmo tratamento e direcionando a resolução das demandas de forma sempre imparcial.
- Confidencialidade - É nosso compromisso garantir ao cidadão que nos procura confidencialidade do assunto trazido ao nosso conhecimento, assim como total sigilo da identidade do manifestante.
Veja abaixo as dúvidas mais frequentes.
Para que serve a Ouvidoria?
A Ouvidoria do SGB-CPRM busca promover a satisfação do usuário, a partir da abertura da empresa para uma comunicação direta e dinâmica com vistas ao acolhimento responsável de reclamações, denúncias e sugestões. Consequentemente, contribui para o aperfeiçoamento constante dos processos, produtos e serviços da Companhia, percebendo nas críticas valiosas oportunidades de melhoria.
Qual o papel da Ouvidoria?
A Ouvidoria atende ao cidadão, procurando analisar e entender suas reclamações e sugestões, a fim de satisfazer as suas expectativas.
Busca proteger os direitos individuais, agindo dentro da instituição a partir do contato direto com sua cúpula na busca de soluções para os casos concretos que se reflitam em melhorias no processo empresarial, evitando a repetição de erros.
Como funciona o trabalho da Ouvidoria?
Todas as manifestações recebidas são devidamente protocoladas e passam a constar em nossos arquivos sob um número específico, que é fornecido ao manifestante logo num primeiro momento. Cada manifestação é, então, analisada pela Ouvidoria que, a partir daí, articula-se com as áreas internas pertinentes, cobrando soluções e buscando uma resposta que julgue ser satisfatória para o cidadão que nos procurou, no menor tempo possível. A Ouvidoria busca promover não apenas a satisfação da pessoa que trouxe a manifestação, mas melhoria nos processos internos da empresa, o que se reflete em satisfação para todos os usuários do serviço público.
Quem pode entrar em contato com a Ouvidoria?
Qualquer pessoa que tenha interesse pode manifestar-se junto à Ouvidoria do Serviço Geológico do Brasil. Recomendamos apenas que o interessado busque antes atendimento junto aos canais de comunicação disponíveis em nosso portal.
Posso entrar em contato com a Ouvidoria sem me identificar?
Denúncias anônimas serão apuradas desde que contenham dados e informações suficientes que permitam uma adequada investigação.
Equipe da Ouvidoria
- Júlio Fernandes Lima – Ouvidor
Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, pela UERJ, Júlio Fernandes Lima também é formado em Letras, com licenciatura em Inglês, pela Universidade Estácio de Sá, e tem pós-graduação lato-sensu em Tradução de Inglês pela Faculdade Gama Filho. Ingressou no Serviço Geológico do Brasil - CPRM em 2010 como relações-públicas. Já trabalhou em diversas instituições públicas, como Petrobrás, Telerj e Prefeituras de Queimados e Mesquita.
E-mail: julio.lima@sgb.gov.br
- Cinara Santos da Silva - Ouvidora Assistente
Graduada em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela PUCRS, Cinara Santos é mestre em Psicanálise e Sociedade pela Universidade Veiga de Almeida e especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Possui certificação em Ouvidoria pela ENAP.
E-mail: cinara.santos@sgb.gov.br
- Antônio Tomé Ribeiro Miranda dos Santos - Analista em Geociências
Graduado em Administração, com ênfase em indústria, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow - CEFET-RJ, Antônio Tomé é mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial pela Universidade Estácio de Sá. Possui certificação em Ouvidoria pela ENAP.
E-mail: antonio.miranda@sgb.gov.br
- Cecília Quaresma Guimarães de Castro - Secretária
E-mail: cecilia.castro@sgb.gov.br
- Ana Beatriz Marques de Andrade - Estagiária
E-mail: ana.andrade@sgb.gov.br
Os relatórios da Ouvidoria da CPRM são resultado da coleta e do processamento dos dados das manifestações cadastradas na Plataforma Fala.Br e do "Painel Resolveu?", que reúne informações sobre denúncias, sugestões, solicitações, reclamações, elogios e pedidos de simplificação que a CPRM recebe diariamente pelo Fala.Br.
O Painel Resolveu? é uma ferramenta que permite pesquisar, examinar e comparar indicadores de forma rápida, dinâmica e interativa.
Criado pela Controladoria-Geral da União (CGU), o painel visa dar transparência e fornecer dados que ajudem os cidadãos no exercício do controle social. Acesse o Painel Resolveu? no endereço http://paineis.cgu.gov.br/resolveu/index.htm.
- Relatório Anual 2023 (atualizada em 08/2024)
- Relatório Anual 2022 (atualizada em 02/2023)
- Relatório Anual 2022 (atualizada em 02/2023)
- Relatório Anual 2021 (atualizada em 10/2022)
- Relatório Anual 2021 (atualizada em 10/2022)
- Relatório Anual 2020 (atualizada em 10/2022)
- Relatório Anual 2020 (atualizada em 10/2022)
- Relatório Anual 2019 (atualizada em 10/2022)
- Relatório Anual 2019 (atualizada em 10/2022)
- Relatório Anual 2018 (atualizada em 10/2022)
- Relatório Anual 2018 (atualizada em 10/2022)
- Relatório Anual 2017 (atualizada em 10/2022)
- Relatório Anual 2017 (atualizada em 10/2022)
A realização de pesquisas de percepção com nossos usuários contribui para conhecer o grau de satisfação quanto à qualidade dos produtos e serviços. Esta avaliação é de suma importância principalmente tratando-se do Serviço Geológico do Brasil – SGB/CPRM uma empresa pública cuja missão é “gerar e disseminar conhecimento geocientífico com excelência, contribuindo para melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento sustentável do Brasil”. Além disso, é uma forma de garantir a participação social na gestão pública.
Pesquisa do Conselho de Usuários - 2023 (atualizada em 06/2024)
Pesquisa do Conselho de Usuários - 2023 (atualizada em 06/2024)
Pesquisa do Conselho de Usuários - 2022 (atualizada em 02/2023)
Pesquisa do Conselho de Usuários - 2022 (atualizada em 02/2023)
- Lei nº 13.460/2017 - Proteção e Defesa dos Direitos do Usuário dos Serviços
- Lei n.º 12.527/2011 - Lei de Acesso à Informação
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