Geologia
Geologia
As atividades de mapeamento geológico e integração geológica regional são coordenadas em todo país através de ações planejadas e organizadas pelo Departamento de Geologia - DEGEO, focadas no objetivo de ampliação do conhecimento geológico e na evolução das ciências geológicas, em áreas continentais e oceânicas.
As ações do DEGEO estão previstas no Plano Plurianual 2020-2023, vinculado aos programas "Geologia, Mineração e Transformação Mineral" e "Oceanos, Zona Costeira e Antártica", que incluem, respectivamente, os projetos realizados em áreas continentais e oceânicas. Essas últimas englobam áreas da plataforma continental jurídica brasileira e áreas marinhas internacionais.
O DEGEO incorpora cinco divisões técnicas, as quais fornecem suporte aos diversos projetos em desenvolvimento nas diversas unidades do Serviço Geológico do Brasil – SGB, assim como desenvolvem projetos temáticos:
Divisão de Geologia Básica - DIGEOB
Divisão de Sensoriamento Remoto e Geofísica - DISEGE
Divisão de Geodinâmica - DIGEOD
Divisão de Bacias Sedimentares - DIBASE
Divisão de Geodinâmica - DIGEOD
Divisão de Geologia Marinha - DIGEOM
Sensoriamento Remoto e Geofísica
- Projetos Aerogeofísicos
Base de Dados
- Sensoriamento Remoto e Geofísica - SIG
Visualizador
- Projeto RADAM-D: Radar na Amazônia
Processo que permite a preservação das informações dos negativos e diafilmes originais, a partir da sua digitalização. Na sua execução pode-se distinguir as seguintes atividades: inventário do material existente; esquematização da distribuição espacial das faixas imageadas; digitalização das imagens em scanner de alta resolução; tratamento e edição das faixas imageadas e divulgação.
Geologia Marinha
Geologia Básica
Contribui no planejamento e na execução dos projetos relacionados a geologia e recursos minerais, sobretudo daqueles voltados para a expansão da cartografia geológica sistemática nacional, considerados de fundamental importância para a ampliação do conhecimento geocientífico no país e essenciais para o fomento das pesquisas em vários temas, tais como: exploração mineral, gerenciamento de recursos hídricos, ordenamento territorial, planejamento e ocupação do solo, identificação de áreas de risco e gestão ambiental.
Geodinâmica
A Geodinâmica é a ciência que investiga a dinâmica da Terra buscando entender todos os processos geológicos envolvidos na sua transformação ao longo do tempo geológico e na geração de recursos naturais como minério, óleo e gás. O Brasil é um país de dimensões continentais e nele são encontrados diversos tipos de terrenos que podem ser classificados com crátons, rifts, orógeneos, bacias, e outros. A identificação e caracterização destes terrenos e seus subtipos, além do entendimento dos seus processos geradores, exigem que as áreas sejam estudadas através de diversas técnicas de forma interdisciplinar. Dentre as várias técnicas analíticas que podem ser utilizadas, destacam-se os estudos geofísicos, petrológicos, isotópicos e de química mineral.
Estratigrafia, Paleontologia e Sedimentologia
Tem como foco principal os estudos relacionados à evolução das bacias sedimentares, cuja compreensão requer estudos multidisciplinares de sedimentologia, estratigrafia, paleontologia, geofísica, geologia estrutural e geocronologia. Tradicionalmente, a paleontologia (=PALE) integrou sua principal atividade dedicando-se ao estudo dos palinomorfos e outros microfósseis (bioestratigrafia). Nos últimos anos, tem procurado ampliar seu foco para o estudo de outros tipos fossilíferos (vertebrados e invertebrados) e para outros temas da paleontologia como a tafonomia (preservação de fósseis) e icnologia (vestígios de atividades de organismos tais como pistas, escavações e perfurações nas rochas).
Contato e Informações
Marcelo Esteves Almeida
Chefe do Departamento de Geologia - DEGEO
E-mail: marcelo.esteves@sgb.gov