Gestão Territorial
Gestão Territorial
As ações desenvolvidas pelo Serviço Geológico do Brasil - SGB, no âmbito do Departamento de Gestão Territorial - DEGET, visam à coordenação, supervisão e execução de estudos do meio físico, no âmbito das geociências, voltados para Gestão Territorial, Geologia Ambiental e Geologia Aplicada, como suporte aos gestores governamentais na elaboração de políticas públicas e no atendimento à sociedade em geral.
O DEGET é composto por duas unidades técnicas e executoras, conforme a seguir:
Divisão de Geologia Aplicada – DIGEAP
Divisão de Gestão Territorial - DIGATE
Prevenção de Desastres
- Avaliação Técnica Pós-Desastre
Visa fornecer subsídios técnicos aos municípios, a partir do registro e da caracterização das áreas habitadas que sofreram perdas ou danos decorrentes das chuvas intensas que atingem anualmente os municípios brasileiros. A escala varia de 1:1.000 a 1:2.000.
- Diagnóstico da População em Áreas de Risco Geológico
Panorama socioeconômico das pessoas residentes nas áreas de risco geológico mapeadas pelo SGB.
- Cartas de Perigo Geológico
Estabelece critérios topográficos para identificação de áreas propensas a Movimentos Gravitacionais de Massas (MGMs) e define o alcance potencial do atingimento do material mobilizado dos principais MGMs do Brasil (deslizamentos planares, deslizamentos rotacionais, quedas de blocos e fluxo de detritos).
- Cartas Geotécnicas de Aptidão à Urbanização
Documentos cartográficos que traduzem a capacidade dos terrenos para suportar os diferentes usos e práticas da engenharia e do urbanismo, com o mínimo de impacto possível e com o maior nível de segurança para a população.
- Avaliação Geotécnica de Atrativos Geoturísticos
Estudos geotécnicos em locais com atrativos geoturísticos, para salvaguardar tanto a vida dos turistas quanto dos profissionais que frequentam os referidos parques.
- Projeto GIDES-JICA
Através de um acordo de cooperação técnica internacional (CTI), o SGB desenvolveu metodologia para análise de perigo e risco frente aos processos de movimentos gravitacionais de massa que mais geram danos no Brasil, a saber: deslizamentos planares e rotacionais, fluxo de detritos e queda de blocos.
Gestão Territorial
Recuperação Ambiental
Recuperação de Áreas Degradadas por Carvão na Bacia Carbonífera de Santa Catarina. Trata-se de um conjunto de áreas impactadas distribuídas nas bacias hidrográficas dos rios Tubarão, Araranguá e Urussanga. Os problemas ambientais estão relacionados às atividades decorrentes da mineração nestes locais, como: retirada da cobertura vegetal, inversão das camadas estratigráficas, disposição irregular de pilhas de rejeito, e erosão.
Geologia, Meio Ambiente e Saúde
Você sabia que minerais, rochas e outros elementos do meio físico podem interferir de forma positiva ou negativa no ambiente em que vivemos e também em nossa saúde? Entenda como nossos estudos podem melhorar a qualidade de vida de todos os seres vivos e sua harmonia com o meio ambiente.
Ações Especiais
Você sabia que o Serviço Geológico do Brasil - SGB foi designado pelo poder público para implementar obras e serviços de engenharia para a recuperação ambiental de áreas degradadas pela extração de carvão em Santa Catarina? Conheça o trabalho executado pelo SGB nestas áreas.
Difusão do Conhecimento em Geologia Ambiental e Aplicada
Você sabia que todo o nosso conhecimento técnico adquirido por horas de estudos, mapas e muitos quilômetros percorridos por nossos especialistas são transformados em uma linguagem de fácil entendimento para você e sua comunidade? Conheça nossos cursos de capacitação externa e produtos voltados para transferência de conhecimento e educação.
Contato e Informações
Diogo Rodrigues A. da Silva
Chefe do Departamento de Gestão Territorial - DEGET
E-mail: diogo.rodrigues@sgb.gov.br