Perguntas Frequentes - FAQ

As bibliotecas da Rede Ametista do Serviço Geológico do Brasil - SGB/CPRM atendem às pessoas com vínculo empregatício e ao público externo.
Usuários externos podem consultar o acervo físico presencialmente em uma de nossas bibliotecas, nos horários de atendimento, mediante identificação na recepção do edifício.
Acesse os contatos da Rede Ametista em: Contatos.

Somente pessoas que possuem vínculo empregatício com o SGB/CPRM podem retirar publicações por empréstimo direto nas bibliotecas.

Sim. O serviço de empréstimo entre as bibliotecas do SGB/CPRM está disponível para pessoas com vínculo empregatício (usuários internos). Entre em contato com o bibliotecário da unidade mais próxima. Acesse o Regulamento da Rede Ametista.

Sim. Entre em contato com a biblioteca da sua instituição para mais informações.

No catálogo on-line Pergamum é possível pesquisar publicações impressas disponíveis em toda a Rede Ametista.

As publicações eletrônicas podem ser acessadas por meio da Biblioteca Virtual de acesso livre e do Repositório Institucional de Geociências - RIGeo.
Na Biblioteca Virtual são disponibilizadas as primeiras coleções do SGB/CPRM, publicações do antigo Departamento Nacional da Produção Mineral - DNPM (atual Agência Nacional de Mineração - ANM), fotoíndices, fotografias aéreas, anais de eventos,
dentre outros documentos produzidos em parceria com o SGB/CPRM.
No RIGeo são disponibilizadas publicações institucionais e científicas produzidas pelo corpo técnico do SGB/CPRM, em acesso aberto.

O acesso a periódicos eletrônicos é feito através da base Science Direct e está disponível somente para pessoas que possuem vínculo empregatício com o SGB/CPRM, mediante registro. Acesse a base Science Direct.

Sim. Esse serviço é realizado sob demanda, respeitando a Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998).

Esse serviço está disponível somente para publicações do SGB/CPRM. Entre em contato com o bibliotecário de sua unidade regional.

Esse serviço está disponível somente para publicações do SGB/CPRM. As informações sobre como solicitar ISBN podem ser consultadas na página Serviços.

A ficha catalográfica é elaborada somente para publicações do SGB/CPRM. As informações sobre como solicitar a ficha catalográfica de publicações estão na página Serviços.