Vale do Silício: pesquisas brasileiras que impulsionam transição energética se destacam em evento na Califórnia

13/06/2024 às 23h45
 | Atualizado em: 14/06/2024
Ouvir Notícia

O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil participou, nesta quinta-feira (13), do  Simpósio Mineral-X promovido pela Universidade de Stanford
 

Inácio Melo participa de evento promovido pela Universidade de Stanford

Foto: Rafael Duarte/SGB


Califórnia (EUA) – As pesquisas do Serviço Geológico do Brasil (SGB), que impulsionam a transição energética e a descarbonização da economia, foram destaque em evento realizado no Vale do Silício, na Califórnia (EUA). Nesta quinta-feira (13), o diretor-presidente da empresa, Inácio Melo, participou do Simpósio Mineral-X, promovido pela Universidade de Stanford.

Com o tema “Minerais Críticos: Exploração Eficiente e Mineração Responsável”, o evento – que fortalece a agenda global de sustentabilidade – recebeu líderes empresariais, pesquisadores do setor mineral, representantes da indústria consumidora de minerais críticos, investidores em tecnologia limpa, governos e ONGs.

Melo falou sobre como as pesquisas e o mapeamento de recursos minerais são fundamentais para identificar potencialidades e desenvolver uma indústria inovadora e descarbonizada: “A demanda crescente por minerais para as tecnologias de energia limpa posiciona os serviços geológicos em um papel-chave na transição energética. Com nossos estudos e dados, subsidiamos ações estratégicas referentes ao uso de recursos naturais com responsabilidade socioambiental”.

Durante a participação, o diretor-presidente também reforçou que o Brasil tem potencial para se tornar um fornecedor global de minerais críticos para a transição energética, como lítio, grafita, urânio e terras raras. “Para cada um desses minerais, temos pelo menos um depósito de classe mundial. Temos nos dedicado a aprofundar estudos nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil”. 

Novas parcerias para o desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação

O simpósio abriu oportunidades de diálogo sobre novas parcerias e investimentos para o desenvolvimento do SGB tanto das competências científicas dos pesquisadores quanto das capacidades tecnológicas e de infraestrutura.  Na quarta-feira (13), o diretor-presidente do SGB, acompanhado do assessor de Assuntos Internacionais, Rafael Duarte, e do assessor da presidência, Marcio Remédio, se reuniu com representantes do Programa Mineral-X.

O objetivo foi identificar oportunidades para eventuais projetos que podem ser feitos em conjunto. Esse programa da Stanford Doerr School of Sustainability busca promover pesquisa, inovação e aceleração de um futuro com energia renovável e cadeia de abastecimento mineral descarbonizada. 

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
 

Outras Notícias

Rio Paraguai inicia recuperação após chuvas na região do Pantanal

Monitoramento do Serviço Geológico do Brasil indica que cota em Ladário (MS) chegou a -59 cm nesta quarta-feira (23)

23/10/2024

Especialistas em prevenção de desastres atuam no Vale do Taquari (RS) para mapeamento de áreas de risco

Serviço Geológico do Brasil realiza ação emergencial nas cidades de Colinas, Cruzeiro do Sul e Marques de Souza

23/10/2024

SGB é destaque em Congresso com pesquisa sobre a seca do Amazonas de 2023

Décima edição do Congresso Luso-brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável (PLURIS 2024) foi realizada na Universidade do Minho

23/10/2024