SGB reforça parceria com a Alemanha durante a 10ª Conferência Brasil-Alemanha de Mineração e Recursos Minerais
SGB reforça parceria com a Alemanha durante a 10ª Conferência Brasil-Alemanha de Mineração e Recursos Minerais
A pesquisadora Maisa Abram, chefe do Departamento de Recursos Minerais, participou, nesta sexta-feira (31), da abertura do evento em Salvador (BA)
Salvador (BA) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) marcou presença na 10ª edição da Conferência Brasil-Alemanha de Mineração e Recursos Minerais, realizada nesta sexta-feira (31), em Salvador (BA). O evento, promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK SP) é o principal fórum binacional do setor, reunindo representantes de mineradoras, instituições de pesquisa, governo e empresas de tecnologia dos dois países.
A mesa de abertura contou com a participação da pesquisadora Maisa Bastos Abram, chefe do Departamento de Recursos Minerais (DEREM) do SGB. Maisa destaca os os resultados e a relevância da cooperação técnica entre o SGB e o Serviço Geológico da Alemanha (BGR), desenvolvida desde 2016: “Desde o início da parceria, diagnosticamos áreas promissoras em Rondônia, especialmente na província estanífera, identificando novos potenciais de reaproveitamento de rejeitos. Esse trabalho despertou o interesse de empresas internacionais”.
Além disso, o SGB e o BGR vêm desenvolvendo projetos conjuntos de cobalto, como o BioCobalt ou Bioprolat, para a caracterização de minérios oxidados em depósitos e análise do potencial para biolixiviação, processo mais econômico e sustentável. “O SGB participa com as etapas de campo e coleta de amostras, enquanto o Serviço Geológico Alemão participa com todo o processo tecnológico. A Alemanha é um país muito forte na tecnologia e o Serviço Geológico da Alemanha funciona como um catalisador desse processo”.
Larissa Souza
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br