Serviço Geológico do Brasil reforça diálogo com o setor mineral durante a Exposibram 2025

31/10/2025 às 20h49
Ouvir Notícia

Pesquisadores participaram de debates, mediaram painéis e apresentaram dados durante o evento realizado nesta semana em Salvador (BA)

Foto: SGB/Divulgação

Salvador (BA) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) marcou presença na Exposibram 2025, uma das mais importantes feiras de mineração da América Latina, realizada nesta semana em Salvador (BA). A participação da instituição reforçou o diálogo com representantes do setor mineral e consolidou o papel técnico-científico do SGB na formulação de estratégias para o desenvolvimento sustentável da mineração no país.

A diretora-presidente Sabrina Góis participou da mesa na cerimônia de abertura e, durante o evento, pesquisadores do SGB participaram de painéis e debates sobre temas estratégicos. Na terça-feira (27), a pesquisadora Maisa Abram, chefe do Departamento de Recursos Minerais do SGB, foi moderadora do Painel 5 – “Minerais Críticos e Estratégicos e o Downstream da Cadeia Produtiva”, que discutiu os desafios e oportunidades da indústria mineral frente à transição energética global. 

“Foi um importante painel onde empresas do setor mineral que desenvolvem relevantes projetos de terras raras e de lítio apresentaram visões sobre os seus ativos e o desenvolvimento da cadeia. Abordamos que o desenvolvimento está todo interligado, desde o upstream, midstream e downstream. Por isso, não adianta falar dos gargalos e possíveis soluções sem abordar todo esse contexto”, explicou Maisa Abram. 

A pesquisadora também foi apresentadora do evento Investor Day, promovido na Exposibram pela ApexBrasil e pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). “Nessa agenda, apresentamos para o grupo da ApexBrasil e para investidores todo o arcabouço do ponto de vista de  estrutura do governo para dar amparo à questão dos investimentos. O SGB participou falando da disponibilidade de dados, a participação com projetos temáticos para commodities minerais, e como podemos suportar o planejamento estratégico, a parte de desenvolvimento sustentável, além de abordar os ativos minerais que disponibilizamos em leilões”.

Foto: SGB/Divulgação


Além dessas participações, o SGB participou, na quinta-feira (29), de painel com o tema  “O Papel da Geologia Regional no Desenvolvimento da Atividade e Atração de Investimentos”. Na ocasião, o pesquisador Anderson Dourado abordou o potencial do conhecimento geológico como base para novos projetos e políticas públicas voltadas ao setor mineral.

Foto: SGB/Divulgação

 

O SGB também participou de debates sobre prevenção de desastres. Na quarta-feira (28), a diretora de Hidrologia e Gestão Territorial do SGB, Alice Castilho, mediou o Painel 12 – “Ferramentas e estratégias para fortalecer a capacidade municipal na prevenção e resposta a desastres: PROX e Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil”, ampliando o diálogo sobre a importância da geologia aplicada na gestão de riscos e na proteção de comunidades vulneráveis.

Foto: SGB/Divulgação


Larissa Souza
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

SGB reforça parceria com a Alemanha durante a 10ª Conferência Brasil-Alemanha de Mineração e Recursos Minerais

A pesquisadora Maisa Abram, chefe do Departamento de Recursos Minerais, participou, nesta sexta-feira (31), da abertura do evento em Salvador (BA)

31/10/2025

Artigo publicado no Journal of Geological Survey of Brazil sugere potencial para Caulim e Bauxita na região litorânea do Amapá

Publicação científica está na edição de agosto do JGSB

31/10/2025

Pesquisadora do SGB representa o país em treinamento no Japão sobre Mineração, Sustentabilidade Ambiental e Reciclagem

Atividade é promovida pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA)

31/10/2025