Região Sul ganha Mapa Geológico
Região Sul ganha Mapa Geológico
Serviço Geológico do Brasil apresenta no material cartográfico as principais características geológicas da região
Brasília (DF) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) lançou, nesta sexta-feira (22), no mês em que celebra os 56 anos, o Mapa Geológico da Região Sul. Esse produto faz parte do Mapa Geológico do Brasil, atualizado recentemente, e é uma importante ferramenta para ampliar o conhecimento sobre o território, impulsionando pesquisas e a valorização dos recursos naturais locais.
O mapa destaca as unidades estratigráficas presentes no território, acompanhado por um encarte técnico detalhando os principais compartimentos geológicos da região. Além disso, traz uma classificação das formações de acordo com suas eras e períodos geológicos, proporcionando uma visão ampla da história geológica da região ao longo de bilhões de anos.
O geólogo e um dos autores do mapa, Gustavo Moreira, explica que na região há uma grande unidade chamada Bacia Sedimentar do Paraná, formada por camadas de rochas sedimentares (sedimentos acumulados ao longo de milhões de anos) e por camadas de basalto (rocha vulcânica formada por derrames de lava no passado). Essas rochas ajudam a armazenar água no subsolo, formando importantes aquíferos, e também influenciam o formato atual do relevo.
“Servindo de base para esses sedimentos, na região leste do Paraná e Santa Catarina e Centro-leste do Rio Grande do Sul, ocorrem, predominantemente, rochas da Província Mantiqueira, formadas principalmente por granitos, gnaisses e rochas metassedimentares de idades neoproteroizoicas”, explica Moreira.
Recursos minerais
Na região, há presença significativa de carvão em sedimentos da Bacia do Paraná. O pesquisador explica quais são os outros minerais presentes na região: “As rochas calcárias, da Província Mantiqueira, têm significativa relevância para a indústria do cimento. Tem destaque ainda as jazidas de ametistas e ágatas, ocorrendo principalmente no Rio Grande do Sul. Há ainda outros recursos, como ouro, fluorita, cobre, ferro, estanho e fósforo”.
A região Sul também abriga parte do Aquífero Guarani – um dos maiores aquíferos porosos do mundo que ocupa parte do Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina. O Guarani é essencial para o abastecimento de água subterrânea e tem grande valor estratégico.
Larissa Souza
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br