Minas Gerais celebra 200 anos de relações Brasil–Reino Unido e 10 anos do Consulado Britânico em Belo Horizonte
Minas Gerais celebra 200 anos de relações Brasil–Reino Unido e 10 anos do Consulado Britânico em Belo Horizonte
Serviço Geológico do Brasil participou da celebração diplomática que reuniu governo estadual, representantes britânicos e instituições parceiras
Belo Horizonte (MG) - Na noite da última terça-feira (19), o Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, foi palco de uma solenidade que marcou os 200 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Reino Unido, além de comemorar a primeira década de funcionamento do Consulado Britânico na capital mineira. O Serviço Geológico do Brasil (SGB) participou da cerimônia, representado pela diretora de Hidrologia e Gestão Territorial, Alice Castilho, e pelo superintendente Regional de Belo Horizonte, Marlon Coutinho.
A embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al-Qaq, prestigiou o evento e destacou a importância da duradoura parceria bilateral. Além dela, o evento também contou com a presença da diretora de Relações Governamentais e Comércio no Consulado Britânico em Belo Horizonte, Laura Queiroz. O vice-governador de MG, Mateus Simões de Almeida, também marcou presença.
Na ocasião, a diretora Alice Castilho e o superintendente Marlon Coutinho enfatizaram a cooperação em curso entre o SGB e o Serviço Geológico Britânico (BGS), com destaque para projetos conjuntos sobre o potencial de lítio no Vale do Jequitinhonha e estudos hídricos no Norte de Minas. “Esta parceria entre o SGB e o BGS tem sido mediada pelo Consulado Britânico. É uma oportunidade para intercâmbio técnico científico entre as partes, com desenvolvimento e aplicação de metodologias de obtenção e análises de dados geohidrológicos”, destacou Alice Castilho.
Os estudos do SGB na região foram essenciais para impulsionar a cadeia produtiva do setor mineral. Em 2016, havia apenas 58 requerimentos de pesquisas na região do Vale do Jequitinhonha. Com o lançamento de estudos do SGB, o número já passa de 2 mil, conforme dados da Agência Nacional de Mineração (ANM).
O evento também recordou a origem do Consulado Britânico em Belo Horizonte, inaugurado há dez anos. Sua criação foi motivada pela chegada da delegação britânica para os Jogos Olímpicos, ocasião em que o Minas Tênis Clube recebeu atletas do Reino Unido — entre eles, o príncipe Harry.
Rodrigo Eneas
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br