Brasileiros sentem tremor após terremoto no Chile

19/07/2024 às 14h21
 | Atualizado em: 19/07/2024
Ouvir Notícia

Abalo sísmico, de magnitude 7.4, ocorreu na noite de quinta-feira (18) e atingiu região próxima à fronteira do Chile e da Bolívia

Imagem: Divulgação SGB/RSBR

Brasília (DF) - Um terremoto de magnitude 7,4 atingiu a região próxima ao deserto do Atacama, no norte do Chile, perto da fronteira com Bolívia e Argentina, na quinta-feira (18). No mesmo horário, moradores de São Paulo relataram que sentiram o tremor. Outras cidades do estado e de Minas Gerais também sentiram o impacto.

O sismo ocorreu por volta das 22h50 (horário de Brasília), a 116 km de profundidade, a distância do epicentro para a capital Santiago é de aproximadamente 1.200 km.

“As propagações de onda oriundas dos terremotos se espalham em todas as direções e os sismos com magnitudes elevadas como este de 7.4 liberam uma grande quantidade de energia. Neste evento, a propagação da onda foi sentida em diversas cidades brasileiras, apesar do tremor sentido pelas pessoas , as chances de danos estruturais são bem pequenas, comentou o geofísico do Serviço Geológico do Brasil (SGB) Marcos Ferreira.

No Chile, até o momento, não há relatos de vítimas ou de destruição. 

Prevenções

Durante esses terremotos é importante que a população tenha atenção e sempre pratique as ações de proteção necessárias como: afastar-se de janelas ou locais de onde possam cair objetos; sair das residências de forma tranquila e procurar locais seguros; e caso não consigam sair de casa, procurar locais dentro da própria residência, que possam oferecer algum tipo de segurança, como sob batentes de portas ou sob mesas, ou ainda algum outro tipo de móvel que ofereça proteção, no caso da queda de objetos.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

PR: SGB conclui a última etapa de campo do ano no estudo sobre a dinâmica costeira em praias de Guaratuba

Pesquisadores realizaram atividade de campo entre os dias 24 e 28 de novembro

11/12/2025

Estudo do SGB aponta que mais de 200 pessoas vivem em áreas de risco geológico em São Geraldo do Baixio (MG)

Mapeamento identificou sete áreas de risco município, orientando ações de prevenção e planejamento urbano

10/12/2025

Artigo publicado em periódico internacional apresenta resultados de pesquisa sobre carbonatos neoproterozoicos e a glaciação marinoana

Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) assinam a publicação em parceria com a equipe do Projeto MOBILE

10/12/2025