Saiba Mais - Rede LAMIN

No ano de 1969 foi extinto o Laboratório da Produção Mineral - LPM, ora pertencente à Agência Nacional de Mineração - ANM (antigo Departamento Nacional da Produção Mineral - DNMP). As análises de materiais geológicos e águas ficaram sob a responsabilidade do Laboratório de Química - LAQUI da recém-constituída Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais - CPRM, cujas atividades tiveram início em 30 de janeiro de 1970.
Em 1972, o Laboratório de Química - LAQUI se integra ao de petrografia e mineralogia, passando a denominar-se Laboratório de Análises Minerais - LAMIN. No decorrer desse mesmo ano, o antigo DNPM (atual ANM), através da Portaria Nº 117 de 17/07/1972, estabelece o LAMIN como laboratório oficial para a realização do estudo in loco, atendendo ao processo de classificação das águas minerais brasileiras conforme determina a legislação em vigor (Código de Águas Minerais, Decreto-Lei Nº 7841 de 08/08/1945).
Desde 2006, entrou em operação, como parte da rede de laboratórios internos, o Centro de Controle da Poluição na Mineiração - CECOPOMIN, localizado na Superintendência Regional de São Paulo. Decorrente de convênio com o então DNPM, ele é o único laboratório público brasileiro em sua área de atuação. Os equipamentos desse laboratório foram cedidos ao governo brasileiro pela Agência de Cooperação Internacional do Japão.
Água Mineral

Indústria Brasileira de Água Mineral