Vilmar Simões é o novo diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil
Vilmar Simões é o novo diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil
O Conselho de Administração (CA) aprovou o nome do advogado e mestrando em Direito Público para estar à frente da instituição
Brasília (DF) – O Conselho de Administração do Serviço Geológico do Brasil (SGB) aprovou, nesta quinta-feira (18), o nome do advogado e mestrando em Direito Público Vilmar Medeiros Simões para o cargo de diretor-presidente da estatal. Simões tem ampla experiência no setor público e atuou em áreas estratégicas da administração pública, contribuindo para fortalecer a governança e políticas públicas.
Entre os cargos que já ocupou, está o de procurador do município de Caldas Novas (GO). Também foi assessor jurídico-legislativo da Secretaria da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais do Distrito Federal.
No SGB, atuou entre 2018 e 2023 como chefe da Consultoria Jurídica (COJUR), sendo responsável pelo assessoramento ao Conselho de Administração, à Diretoria Executiva e aos demais órgãos da companhia, além de coordenar atividades consultivas e contenciosas da empresa. Após esse período, passou a assessorar a Diretoria de Infraestrutura Geocientífica (DIG) e, em seguida, atuou como assessor do diretor-presidente até outubro de 2025.
Ao assumir o cargo, Simões destacou o compromisso com o fortalecimento institucional: “Retorno com o compromisso de fortalecer o Serviço Geológico do Brasil, pautado pela ética, pela transparência e por uma gestão responsável, que valoriza os profissionais para entregar ao país resultados cada vez melhores. Sabemos da importância estratégica do SGB para o desenvolvimento do país e seguiremos trabalhando para ampliar sua capacidade técnica, seu papel institucional e sua contribuição à sociedade brasileira”, afirmou.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
Outras Notícias
Workshop destaca avanços em escavação paleontológica na Bacia do Araripe
Projeto desenvolvido por geólogos do Serviço Geológico do Brasil tem como objetivo ampliar o conhecimento geológico e paleontológico da região, área de reconhecimento internacional pela preservação e diversidade de fósseis