Valdir Silveira defende papel estratégico do SGB entre pesquisa e políticas públicas

18/11/2025 às 15h46
 | Atualizado em: 18/11/2025 às 15h56
Ouvir Notícia


Em Fortaleza, diretor-presidente interino da Instituição enfatizou a relevância do conhecimento geológico para o planejamento territorial e mineral do Brasil
 

Foto: Erick Attos/attosfotograficos


O diretor-presidente interino do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Valdir Silveira, participou na manhã dessa segunda-feira (17/11) da mesa de abertura do XV Geopolíticas, em Fortaleza, no Ceará. A atividade reúne especialistas, gestores públicos e representantes do setor mineral para discutir tendências, desafios e estratégias relacionadas ao território, recursos naturais e desenvolvimento.

Representando o SGB, Valdir destacou a importância da integração entre pesquisa, políticas públicas e inovação na área de geociências, reforçando o compromisso da instituição com a produção de dados e análises essenciais para o planejamento do país.

“O Serviço Geológico do Brasil tem responsabilidade direta na geração de conhecimento que orienta o planejamento territorial e mineral do país. Estar aqui é reafirmar nosso compromisso com uma atuação técnica, transparente e voltada ao interesse público”, declarou Valdir Silveira.
 

Foto: Divulgação/SGB


Participando da da Mesa: Minerais e Oportunidades para Micro e Pequenas Empresas de Geologia, nesta terça-feira (18/11), Valdir Silveira, debateu junto aos participantes propostas para melhorias na inserção dessas empresas no mercado e na padronização e repasse dos dados da indústria mineral, tema considerado fundamental para o SGB.

"O papel do SGB é gerar e difundir conhecimento de qualidade e auditável para a sociedade. Nós temos um papel fundamental para que esses dados entrem num padrão nacional e estamos em tratativas por meio do Ministério de Minas e Energia para encontrar o melhor caminho para esse repasse”, explicou o diretor-presidente interino aos participantes.
 

Foto: Erick Attos/attosfotograficos

 

A participação do presidente interino no XV Geopolíticas faz parte de uma agenda mais ampla na capital cearense. Ele também participa do Simpósio de Geologia do Nordeste, que acontecerá até o dia 19 de novembro. Em sua 30ª edição, o evento procura discutir ciência, inovação, tecnologia e, principalmente, educação em geociências para seus participantes.


Ana Lúcia Ferreira
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

COP30: Desafios da erosão costeira e fluviomarinha na Costa Amazônica são debatidos em painel

Pesquisadora do Serviço Geológico do Brasil participou de debate, nesta terça-feira (18), no espaço Hub Oceano

18/11/2025

COP30: SGB destaca a importância da integração entre geologia e engenharia para a prevenção de desastres

Pesquisadoras explicaram como a cartografia de risco orienta intervenções urbanas e políticas públicas em áreas vulneráveis

18/11/2025

Serviço Geológico do Brasil divulga dados preliminares do Mapa Hidrogeológico do Pará na COP30

Apresentação será, nesta quinta-feira (20), no Pavilhão Pará, na Zona Verde

18/11/2025