COP30: Desafios da erosão costeira e fluviomarinha na Costa Amazônica são debatidos em painel

18/11/2025 às 19h21
Ouvir Notícia


Pesquisadora do Serviço Geológico do Brasil participou de debate, nesta terça-feira (18), no espaço Hub Oceano
 

Foto:Divulgação/SGB


Belém (PA) – A erosão na costa amazônica, intensificada pelas mudanças climáticas e pela dinâmica natural dos rios, foi tema do painel “Entre Marés e Areias: Desafios da Erosão Costeira e Fluviomarinha na Costa Amazônica”, realizado nesta terça-feira (18), no espaço Hub Oceano – Vozes dos Oceanos, na Casa das Onze Janelas. O Serviço Geológico do Brasil (SGB) contribui com as  discussões, destacando o papel das geociências na proteção das comunidades.

A Zona Costeira Amazônica, que se estende do Oiapoque (AP) à Baía de São Marcos (MA), é considerada única no mundo por abrigar a interação entre grandes rios, marés e intensos regimes de chuva. Nessa faixa, cerca de 14 mil pessoas vivem sob risco direto dos processos erosivos, costeiros e fluviomarinhos, que alteram margens, várzeas e praias, ameaçando moradias e modos de vida.

Durante o painel, especialistas discutiram os impactos socioambientais da erosão e apresentaram caminhos para adaptação das comunidades que vivem em áreas vulneráveis. A pesquisadora do SGB Sheila Teixeira, gerente de Hidrologia e Gestão Territorial da Superintendência Regional de Belém (SUREG-BE), reforçou: “A importância do debate é propor soluções para tentar proteger essa população que vive nessa região costeira, por meio de obras que possam mitigar os desastres que ocorrem com a  erosão costeira e que sejam apropriados com as características amazônicas, levando em consideração as marés e a intensa pluviosidade”.
 

Foto: Divulgação/SGB


O debate teve a presença do professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) Maamar El Robrini; e de Marcelo Moreno, diretor na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas-PA). A moderação foi conduzida por Karline Holanda, diretora de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental da Semas-PA.


Larissa Souza
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

COP30: SGB destaca a importância da integração entre geologia e engenharia para a prevenção de desastres

Pesquisadoras explicaram como a cartografia de risco orienta intervenções urbanas e políticas públicas em áreas vulneráveis

18/11/2025

Serviço Geológico do Brasil divulga dados preliminares do Mapa Hidrogeológico do Pará na COP30

Apresentação será, nesta quinta-feira (20), no Pavilhão Pará, na Zona Verde

18/11/2025

Valdir Silveira defende papel estratégico do SGB entre pesquisa e políticas públicas

Em Fortaleza, diretor-presidente interino da Instituição enfatizou a relevância do conhecimento geológico para o planejamento territorial e mineral do Brasil

18/11/2025