SGB reforça compromisso com a equidade de gênero no ambiente de trabalho
SGB reforça compromisso com a equidade de gênero no ambiente de trabalho
Ações afirmativas fazem parte da programação interna e externa da instituição
Rio de Janeiro (RJ) - Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, o Serviço Geológico do Brasil (SGB) promove uma série de ações internas e externas voltadas à carreira das mulheres na pesquisa científica. O objetivo é reconhecer suas contribuições e fomentar um ambiente de trabalho mais inclusivo e equitativo.
“Com as iniciativas programadas para este mês, buscamos conscientizar sobre a importância do combate à discriminação de gênero e reforçar o compromisso do SGB com a promoção das carreiras femininas dentro da instituição”, destaca Nathalia Winkelmann, coordenadora do Comitê Permanente de Pró-Equidade de Gênero e Diversidade.
Mulheres em foco
O SGB celebra avanços importantes na promoção da equidade, incluindo a nomeação histórica de duas mulheres para cargos de diretoria: Alice Castilho, na Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT) e Sabrina Góis, na Diretoria de Infraestrutura Geocientífica (DIG).
Outra iniciativa significativa é a implementação do teletrabalho parcial, uma medida que contribui diretamente para o crescimento profissional das mulheres e para a conciliação entre trabalho e vida familiar. Além disso, a instituição implementou uma nova norma de redução de carga horária para cuidadores de pessoas com neurodiversidade, disponível na Intranet.
Atualmente, o SGB também desenvolve três planos estratégicos para impulsionar a equidade de gênero:
-
Cumprimento das metas do 7º Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, do qual é uma das pioneiras no Brasil, em parceria com o Ministério das Mulheres;
-
Adesão ao Pacto pela Diversidade, promovido pelo Ministério da Gestão e Inovação;
-
Implementação do Plano de Enfrentamento ao Assédio, voltado às empresas vinculadas ao Ministério de Minas e Energia.
Denise Assis, colaboradora do SGB há 14 anos, destaca a importância de ser liderada por uma mulher no ambiente de trabalho. "Estou na instituição há mais de uma década e, hoje, posso dizer que me sinto confortável em exercer minhas funções, pois sei que minha líder é uma mulher. Alguém que compreende nossas necessidades, muitas vezes não reconhecidas e nos empodera”, declara. Ela também ressalta a necessidade de avanços. "Acredito que, ao longo desses anos no SGB, a valorização das mulheres ainda pode ser mais eficiente."
Outras ações
O Museu de Ciências da Terra participou da curadoria da exposição "Nós: Arte, Ciência e Mulheres", realizada no Oi Futuro Flamengo, contribuindo com amostras do MCTer e réplicas inéditas. Além disso, no dia 8 de março, em celebração ao Dia Internacional das Mulheres, o Comitê promoveu uma ação de distribuição de brindes em parceria com a equipe educativa do Museu Oi Futuro.
Nesta terça-feira, o Comitê Permanente de Pró-Equidade de Gênero e Diversidade participou da cerimônia de lançamento da Ouvidoria da Mulher, um canal interno dedicado a atender demandas relacionadas à equidade de gênero, participação feminina e o combate à violência contra a mulher. O serviço será voltado exclusivamente para servidoras, colaboradoras terceirizadas e estagiárias da Pasta.
Programação especial
Centro de Documentação e Informação / Biblioteca do Museu de Ciências da Terra:
Conteúdo: exibição do vídeo “Uma carta para todas as mulheres”; contação da história “O mundo inteiro”; roda de conversa; leitura de trechos de livros/poemas sobre o tema Mulher pelas participantes; confecção de marcadores de livros; distribuição de brindes aos participantes
Horários: 10:30 e 14:00
Vagas: 10 pela manhã e 10 pela tarde ( será distribuída senha por ordem de chegada)
Local: MCTer - Av. Pasteur, 404 - 2º Andar - Urca, Rio de Janeiro
Rafael Costa
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br