SGB recebe visita da Capitania Fluvial de Minas Gerais e reforça cooperação institucional no estado

16/01/2026 às 13h45
 | Atualizado em: 16/01/2026 às 13h50
Ouvir Notícia

Integração entre instituições amplia a eficiência das ações no território mineiro

Divulgação


Belo Horizonte (MG) - O Serviço Geológico do Brasil (SGB) recebeu, na manhã desta quinta-feira (15), em Belo Horizonte, a visita do capitão dos Portos de Minas Gerais, comandante Alessandro de Paula Lima, acompanhado de representantes da Capitania Fluvial de Minas Gerais.

Durante o encontro, foram apresentados os principais eixos de atuação do SGB, por meio da Superintendência Regional de Belo Horizonte (SUREG-BH), em Minas Gerais, com destaque para os trabalhos de pesquisa mineral, gestão territorial, monitoramento hidrológico e acompanhamento de eventos críticos. A equipe do SGB detalhou a operação da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), o monitoramento contínuo de dados telemétricos dos rios, a emissão de boletins de alerta de cheias e inundações e a elaboração de boletins de estiagem, instrumentos essenciais para a gestão de riscos, a prevenção de desastres e o apoio à tomada de decisão por órgãos públicos.

Também foi apresentado o panorama hidrológico atual de Minas Gerais, ressaltando a relevância dessas informações para o planejamento estratégico e a atuação integrada das instituições no território estadual.

“A integração entre o SGB e a Marinha do Brasil é fundamental para ampliar a eficiência das ações no território mineiro. A troca de informações e o trabalho conjunto potencializam a prevenção de riscos, a segurança da navegação e o atendimento à sociedade”, destacou o superintendente regional do SGB em Belo Horizonte, Marlon Marques Coutinho.

A Marinha do Brasil, por meio do comandante Alessandro de Paula Lima, apresentou sua atuação no território mineiro, destacando a importância das informações produzidas pelo SGB para a segurança da navegação, o monitoramento hidrológico e o apoio a ações preventivas, além das possibilidades de desenvolvimento de trabalhos conjuntos entre as instituições.

Na oportunidade, foi reforçada a disponibilidade da Capitania Fluvial de Minas Gerais para atender às demandas do SGB relacionadas à capacitação de servidores, com destaque para o Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Serviço Público (ETSP), voltado a servidores públicos que necessitam conduzir embarcações em serviço.

A visita contribuiu para o fortalecimento do alinhamento institucional e para a ampliação das possibilidades de cooperação entre o SGB e a Marinha do Brasil em Minas Gerais.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br  
 

Outras Notícias

SGB, MME e INB debatem acordo com foco em estudos do Projeto Urânio no Brasil

Iniciativa tem como objetivo ampliar o conhecimento geocientífico, apoiar a atração de investimentos e subsidiar decisões estratégicas para o setor mineral brasileiro

16/01/2026

SGB e ANM fortalecem diálogo para impulsionar o setor mineral

O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil, Vilmar Medeiros Simões, se reuniu com o diretor-geral da Agência Nacional de Mineração, Mauro Sousa, nesta quinta-feira (15/01)

16/01/2026

Jacobina (BA) tem 9,3 mil pessoas vivendo em áreas de risco

Mapeamento do Serviço Geológico do Brasil (SGB) aponta que a população exposta a riscos geológicos aumentou cerca de 15% desde 2014

15/01/2026