SGB e ANM fortalecem diálogo para impulsionar o setor mineral
SGB e ANM fortalecem diálogo para impulsionar o setor mineral
O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil, Vilmar Medeiros Simões, se reuniu com o diretor-geral da Agência Nacional de Mineração, Mauro Sousa, nesta quinta-feira (15/01)
Brasília (DF) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) e a Agência Nacional de Mineração (ANM) fortalecem o diálogo para desenvolver ações conjuntas que visem estimular o setor mineral brasileiro. As possibilidades de parcerias foram debatidas, nesta quinta-feira (15/01), durante reunião entre o diretor-presidente do SGB, Vilmar Medeiros Simões, e o diretor-geral da ANM, Mauro Sousa, com a participação de diretores da agência e assessores da estatal.
“O SGB e a ANM têm papéis estratégicos e complementares, com parceria consolidada ao longo da história do setor mineral brasileiro. Buscamos identificar agendas em que possamos aprofundar ainda mais essa cooperação para beneficiar o nosso país, contribuindo para aumento da segurança e eficiência do setor mineral brasileiro”, afirmou o diretor-presidente do SGB, Vilmar Simões.
O diretor-geral da ANM, Mauro Sousa, destacou: “Não há soberania sem conhecimento do território. O trabalho conjunto da ANM com o SGB amplia o mapeamento geológico e transforma informação técnica em capacidade real de planejamento, regulação e gestão estratégica do patrimônio mineral brasileiro”.
Entre as frentes de atuação conjunta destacadas está o apoio técnico do SGB às atividades de certificação e fiscalização de águas minerais e potáveis comercializadas no país, por meio de análises minerais realizadas in loco. Nesse contexto, a Rede de Laboratórios de Análises Minerais (LAMIN) tem papel essencial na garantia da conformidade com as normas vigentes. Durante a reunião, o diretor-presidente do SGB apresentou as atividades da rede, enquanto representantes da ANM ressaltaram a importância de sua ampliação para aumentar a capacidade de atendimento ao minerador.
Na ocasião, foram discutidos os termos do novo Acordo de Cooperação Técnica que será assinado entre o SGB, ANM e a Secretaria Nacional de Geologia e Mineração (SNGM) do MME. O ACT, em elaboração na Presidência do SGB, visa fortalecer a integração entre as instituições envolvidas, com foco na produção, integração e difusão de informações geológicas, hidrológicas e socioeconômicas relacionadas ao setor mineral brasileiro.
Além das oportunidades de cooperação técnica, os diretores da ANM e do SGB trataram da importância do repasse da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) como instrumento para fortalecer as instituições. Também estiveram em pauta os leilões de direitos minerários que estão sob titularidade do SGB.
Participaram do encontro, pelo SGB, o chefe de gabinete da presidência, Gledson Brito, e o assessor da presidência, Rodrigo Adorno. Pela ANM, estiveram presentes os diretores Luiz Paniago Neves, Fábio Fernando Borges e José Fernando Gomes Júnior.
Larissa Souza
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br