SGB realiza quarta etapa do mapeamento de áreas de risco em Maceió

30/01/2026 às 19h38
Ouvir Notícia

Trabalhos de campo fazem parte da elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos

Foto: Diogo Canuto/Defesa Civil de Maceió (AL)


 

Maceió (AL) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) realiza a quarta e última etapa dos trabalhos de campo para o mapeamento de áreas de risco em Maceió (AL), como parte da elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR). A ação é desenvolvida em parceria com a Secretaria Nacional de Periferias, do Ministério das Cidades, com apoio da Defesa Civil Municipal.


As atividades de campo começaram na segunda-feira (26) e seguem até 6 de fevereiro. Serão realizadas visitas técnicas nos bairros Feitosa (área do Mário Farofa), Vila Emater, Aldeia do Índio, Grota do Cigano, Farol (Bolão), Farol/Bom Parto (área da Oficina), Bom Parto e Vergel. Nesses locais, os pesquisadores realizam a identificação e a caracterização de áreas sujeitas a processos de risco geológico e hidrológico, como deslizamentos e inundações.
Essa etapa marca a conclusão dos trabalhos de campo em Maceió. Ao longo das três fases anteriores, todas as demais áreas indicadas pela Defesa Civil Municipal com histórico ou potencial de risco já foram mapeadas, abrangendo bairros de diferentes regiões da capital alagoana. Após o levantamento, os dados serão analisados e reunidos no relatório final do PMRR.

 

Parceria

A Secretaria Nacional de Periferias, do Ministério das Cidades, firmou cooperação técnica com o Serviço Geológico do Brasil (SGB) para elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) em dez municípios. O investimento total feito pela pasta foi de R$ 7,5 milhões, por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED), com o SGB.

As cidades atendidas são: Bento Gonçalves (RS), Blumenau (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Maceió (AL), Paulista (PE), Teresina (PI), Rio Branco (AC), Rio do Sul (SC) e Santa Cruz do Sul (RS).

O Plano Municipal de Redução de Riscos é um instrumento essencial para apoiar políticas públicas de habitação, infraestrutura e defesa civil. Com o PMRR, o governo federal ajuda a reduzir as vulnerabilidades sociais e direcionar os investimentos para medidas estruturais e não estruturais de prevenção a desastres. O plano é construído de forma coletiva, com a participação da população ao longo de todo o processo, desde o mapeamento até a fase de implementação. 

 

Larissa Souza
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Governo federal realiza entrega simbólica do Plano Municipal de Redução de Riscos do município do Paulista (PE)

Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil ao lado do secretário Nacional de Periferias, Guilherme Simões, apresentaram o resultado do trabalho durante evento em Olinda (PE)

30/01/2026

Parceria entre o SGB e o Inpa fortalece monitoramento dos rios

Instituições firmaram Acordo de Cooperação Técnica que amplia o compartilhamento de dados hidrológicos e prognósticos climáticos

30/01/2026

SGB inicia nova etapa do mapeamento de áreas de risco em Blumenau (SC)

Levantamento faz parte da elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos, desenvolvido em parceria com a Secretaria Nacional de Periferias, do Ministério das Cidades

29/01/2026