SGB inicia nova etapa do mapeamento de áreas de risco em Blumenau (SC)
SGB inicia nova etapa do mapeamento de áreas de risco em Blumenau (SC)
Levantamento faz parte da elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos, desenvolvido em parceria com a Secretaria Nacional de Periferias, do Ministério das Cidades
Brasília (DF) – Começou na terça-feira (27) a 4ª etapa dos trabalhos de campo em Blumenau (SC) para a elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), desenvolvido pela Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (SGB). A atividade faz parte das ações voltadas ao mapeamento de áreas de risco geológico e hidrogeológico, como deslizamentos e inundações.
Durante dez dias, pesquisadores do SGB, junto à Defesa Civil municipal, realizarão visitas técnicas a bairros do município para identificar áreas de risco e caracterizar os processos geológicos associados. O mapeamento desta etapa terá início no Bairro Garcia. Nas etapas anteriores, o trabalho foi realizado nos bairros Progresso, Glória, Vila Itoupava e Itoupava Central.
Parceria entre SNP e SGB
A Secretaria Nacional de Periferias, do Ministério das Cidades, firmou cooperação técnica com o Serviço Geológico do Brasil (SGB) para elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) em dez municípios. O investimento total feito pela pasta foi de R$ 7,5 milhões, por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED), com o SGB.
As cidades atendidas são: Bento Gonçalves (RS), Blumenau (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Maceió (AL), Paulista (PE), Teresina (PI), Rio Branco (AC), Rio do Sul (SC) e Santa Cruz do Sul (RS).
Larissa Souza
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
Outras Notícias
Aviso de pauta: Governo Federal promove capacitação em Teresina para prevenção de desastres
A atividade será realizada nesta terça-feira (3) como parte das ações do Plano Municipal de Redução de Riscos – iniciativa da Secretaria Nacional de Periferias, do Ministério das Cidades, em parceria com o Serviço Geológico do Brasil