SGB publica mapas de favorabilidade e de recursos minerais para ouro e lítio em Minas Gerais
SGB publica mapas de favorabilidade e de recursos minerais para ouro e lítio em Minas Gerais
As publicações constituem material de estimado valor para o conhecimento da potencialidade do estado para recursos minerais estratégicos
Minas Gerais (MG) - O Serviço Geológico do Brasil (SGB) publicou, neste mês, três novos mapas: dois de favorabilidade, um para lítio e um para ouro, e um de recursos minerais de lítio, todos referentes ao estado de Minas Gerais. As publicações são resultado de projetos executados pelo Departamento de Recursos Minerais (DEREM), da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), e constituem material de estimado valor para o conhecimento da potencialidade do estado para recursos minerais estratégicos. Os mapas estão disponíveis gratuitamente, em formato PDF, no Repositório Institucional de Geociências (RiGeo) do SGB.
Os mapas de favorabilidade reúnem dados dos principais controles geológicos das mineralizações, integrados a outros dados de prospecção regional, resultando na indicação das áreas mais potenciais para lítio e para ouro, no Vale do Jequitinhonha e no Quadrilátero Ferrífero, respectivamente. Já o mapa de recursos minerais engloba as principais mineralizações de lítio da região leste do estado de Minas Gerais.
Segundo a chefe do Departamento de Recursos Minerais do SGB, Maisa Abram, “o Vale do Jequitinhonha atualmente é a principal região produtora de lítio no Brasil, possuindo depósitos de classe mundial, e nosso objetivo é que esse material sirva para alavancar novos investimentos”. Maisa destaca ainda “a importância da mineração que, de maneira sustentável, contribui para o desenvolvimento econômico e social da região”.
Acesse e confira detalhadamente cada um dos mapas:
-
Mapa de favorabilidade para pegmatitos ricos em lítio (espodumênio com ou sem petalita associada) no médio Rio Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais. Clique aqui.
-
Mapa geológico e de recursos minerais de lítio da área leste de Minas Gerais. Clique aqui.
-
Mapa de favorabilidade para ouro do Quadrilátero Ferrífero e seu entorno. Clique aqui.
Paulo Leite
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br