Pesquisadores do SGB divulgam resultados de inventário de amostras da Elevação do Rio Grande no Journal of Geological Survey of Brazil
Pesquisadores do SGB divulgam resultados de inventário de amostras da Elevação do Rio Grande no Journal of Geological Survey of Brazil
Brasília (DF) - Pesquisadores da Divisão de Geologia Marinha do Serviço Geológico do Brasil (SGB) apresentaram, no Journal of Geological Survey of Brazil (JGSB), os dados de inventário de 13,6 toneladas de amostras provenientes da Elevação do Rio Grande (ERG). A ERG é uma ilha vulcânica submersa situada a cerca de 1.300 km e 1.500 km dos litorais do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, respectivamente.
O artigo, intitulado Inventory of Geological Samples Collected rom the Rio Grande Rise: Caeté Lithotheque (Minas Gerais State), Geological Survey of Brasil, tem como autores os pesquisadores Edgar Iza, Mauro Souza, Michel Meira, Eduardo Grissolia, Heliásio Simões, José Adilson Cavalcanti, Eugênio Frazão e Valter Sobrinho.
O inventário relatado na publicação envolveu amostras de diferentes naturezas, coletadas em 132 estações de amostragem, por meio de projetos do SGB na ERG. Entre o material classificado, catalogado e reorganizado estão 469 alíquotas laboratoriais de geoquímica, 4 testemunhos de sondagens, amostras de rocha e sedimento, além de 1659 fotografias.
Os dados são resultado do Projeto Elevação do Rio Grande (PROERG) e revelam a importância científica e estratégica do acervo para pesquisas científicas relacionadas a crostas ferromagnesianas ricas em cobalto e fosfato, estudos sobre fósseis de diferentes espécies, estromatólitos, vulcanismo, rochas carbonáticas e rochas sedimentares clásticas.
O artigo pode ser acessado na íntegra no site do JGSB. Leia aqui.
Paulo Leite
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br