SGB leva capacitação em geociências para professores e estudantes de Ourinhos (SP) e Jacarezinho (PR)

22/10/2025 às 15h18
 | Atualizado em: 22/10/2025 às 15h30
Ouvir Notícia


Ação do SGBeduca em parceria com a Unesp ofereceu curso de atualização para educadores, oficina em escola do campo e visita técnica ao Museu de Paleontologia e Sítio Paleontológico de Marília (SP)
 

Foto: Divulgação/SGB


Ourinhos (SP) - O Serviço Geológico do Brasil (SGB), por meio do programa de difusão geocientífica, SGBeduca, promoveu uma série de atividades de capacitação e extensão no interior de São Paulo e do Paraná, entre os dias 6 e 8 de outubro. A ação foi realizada a convite da professora do curso de Geografia da Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação - Campus de Ourinhos, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCTE/Unesp), Maria Cristina Perusi, responsável pelo laboratório de Geologia e Pedologia “Ana Primavesi” e membro do Grupo de Pesquisa de Geotecnologias Aplicadas.

A programação incluiu um curso de atualização em geociências ministrado pela equipe do SGBeduca, formada pelas geólogas e pesquisadoras em geociências Andrea Sander, coordenadora do SGBeduca e chefe do Departamento de Relacionais Institucionais e Divulgação (DERID) do SGB; Juliana Moraes, chefe da Divisão de Marketing e Divulgação (Dimark); e Patrícia Jacques.
 

Foto: Divulgação/SGB


A atividade contou com o apoio dos técnicos em geociências Reinaldo Gama e Luiz Alberto Santiago, da equipe do Centro Integrado de Estudos Multidisciplinares de Apiaí (CIEM Apiaí) – unidade de desenvolvimento técnico e apoio operacional ligada à Superintendência Regional do SGB de São Paulo (SP).

O curso atendeu 42 professores da rede pública de Ourinhos (SP) e alunos do curso de Geografia da Unesp, fortalecendo a formação continuada e fornecendo novas ferramentas e conhecimentos para a aplicação em sala de aula. Além disso, foi doado para cada participante uma coleção didática de minerais e rochas e uma de réplicas de fósseis em gesso, além de outros materiais como anáglifos da região e óculos 3D, jogos didáticos e cartilhas com temas em geociências.

Andrea Sander destacou a importância da iniciativa: "Cumprimos com excelência a missão do SGB de disseminar conhecimento geocientífico. Capacitamos educadores, interagimos com a comunidade e vivenciamos a prática das geociências. Essa integração entre Serviço Geológico do Brasil, universidade, professores e museu é o caminho para formar novas gerações de cientistas e cidadãos mais conscientes".

A professora Maria Cristina Perusi elogiou o Programa SGBeduca e destacou a excelência da entrega da equipe: “A qualidade do trabalho desenvolvido pela equipe do SGBeduca é imensurável! Durante todo o processo de formatação do Curso de Atualização em Geociências para Professores já havia sinais de que algo extraordinário aconteceria. Andréa, Juliana e Patrícia propiciaram uma rica troca de conhecimentos e experiências que ultrapassaram teorias e conteúdos”, afirmou.
 

Foto: Divulgação/SGB



Integração com a Comunidade e Divulgação Científica

As atividades do SGBeduca se estenderam para além da universidade. No último dia da ação, foi realizada uma oficina de pintura de réplicas de fósseis na Escola Municipal do Campo Maria Elídia, no assentamento rural Companheiro Keno, no município de Jacarezinho (PR). A ação lúdica e educativa teve como objetivo popularizar as geociências e despertar o interesse pela paleontologia entre a comunidade local, aproximando o saber científico do patrimônio cultural.
 

Foto: Divulgação/SGB


O grupo do SGBeduca, a professora Maria Cristina Perusi, o servidor da Unesp Jakson José Ferreira e as alunas Pietra Trajano, Lorena Ávila e Shelda de Lima visitaram também o Museu de Paleontologia de Marília (SP). Na ocasião, foram recebidos pelo coordenador William Roberto Nava, paleontólogo e divulgador científico.
 

Foto: Divulgação/SGB


Nava conduziu o grupo em uma saída de campo que se transformou em uma verdadeira aula prática de paleontologia. Os participantes tiveram a rara oportunidade de acompanhar e auxiliar na retirada de um fóssil de osso de dinossauro da Formação Marília, um momento emblemático que conectou a teoria à prática de forma direta e inesquecível.
 

Foto: Divulgação/SGB



Compromisso com a educação e a ciência

“Levar essa atualização para os professores e acadêmicos é fundamental e a experiência no museu e no campo, guiada pela expertise do paleontólogo William Nava, enriqueceu ainda mais a vivência, mostrando a ciência geológica em ação”, enfatizou a pesquisadora Juliana Moraes, chefe da DIMARK.

Maria Cristina Perusi ressaltou a importância de receber as atividades: “São esses e tantos outros indicadores que nos fazem acreditar em iniciativas que tecem redes como essas, por excelência transformadoras e qualificadoras, em nome dos nossos alunos e professores, do campo e da cidade, incansáveis apesar das adversidades, e da sociedade como um todo, muitíssimo obrigada! O SGB verdadeiramente educa!”


Sobre a Unesp Ourinhos:

O Campus de Ourinhos da Unesp oferece o curso de Geografia, licenciatura e bacharelado, com forte atuação em pesquisas aplicadas ao meio ambiente, abrigando grupos de pesquisa e laboratórios de referência, como o Laboratório de Geologia e Pedologia “Ana Primavesi”.


Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Região amazônica registra níveis próximos da normalidade após dois anos seguidos de seca severa 

Dados do monitoramento realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) são apresentados no 42º Boletim de Monitoramento Hidrológico da bacia

22/10/2025

SGB realiza capacitação para atuação em áreas de risco geológico e hidrológico no Rio Grande do Norte 

Treinamento com a Defesa Civil do Estado reuniu 60 coordenadores municipais e reforçou a cooperação na prevenção de desastres naturais

22/10/2025

Serviço Geológico do Brasil reforça a importância de pesquisas em audiência pública na Câmara dos Deputados

A pesquisadora Lúcia Travassos participou, nesta terça-feira (21), de debate sobre a Política Nacional de Minerais Estratégicos, com ênfase na Amazônia

21/10/2025