SGB inicia projeto de recuperação do acervo geocientífico danificado por enchente em Porto Alegre

03/12/2024 às 22h47
 | Atualizado em: 04/12/2024 às 20h24
Ouvir Notícia

Especialistas visitam SUREG-PA para analisar danos e planejar ações de restauração de mapas históricos afetados pelas inundações

Foto: SGB/Divulgação


Porto Alegre (RS) - A Superintendência Regional de Porto Alegre (SUREG- PA) recebeu no dia 22 de novembro, a visita técnica de uma comitiva com arquivistas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Arquivo Nacional e Exército Brasileiro. A SUREG foi representada pela Gerente de Infraestrutura Geocientífica, Ana Cristina Peixoto, e a bibliotecária, Ana Lúcia Coelho. Em maio de 2024, a capital gaúcha enfrentou uma enchente que causou danos significativos ao patrimônio documental.

O acervo afetado consiste em cerca de 5.000 mapas originais de relatórios técnicos das décadas de 1970, 1980 e 1990, armazenados em um galpão na Rua Beck, no bairro Menino Deus. O local ficou inundado por oito dias, o que resultou em danos graves aos documentos, incluindo umidade e infestação por fungos. “Esses mapas, de guarda permanente, possuem valor histórico e administrativo inestimável”, destacou a bibliotecária do Serviço Geológico do Brasil (SGB).

Para viabilizar a recuperação do acervo, o SGB buscou parceiros. No início de novembro de 2024, o Arquivo Nacional destinou recursos que foram subdescentralizados para a UFSM, que liderará o projeto de recuperação, com início previsto para janeiro de 2025.

Durante a visita da comitiva, foi realizada uma análise preliminar das condições do acervo e discutidas as etapas do projeto. O projeto contará com ações coordenadas entre as instituições participantes para assegurar a melhor recuperação dos mapas danificados. As principais etapas incluem: a higienização e desinfecção, para remover resíduos, fungos e odores; a restauração e preservação, utilizando técnicas específicas para manter a integridade física e histórica dos documentos e a reorganização e armazenamento, garantindo condições adequadas para evitar futuros danos.

Foto: SGB/Divulgação


“Esse esforço conjunto reafirma o compromisso do SGB e de seus parceiros na preservação do patrimônio documental brasileiro, assegurando a recuperação de registros que representam parte significativa da história geocientífica do país”, afirmou a gerente de Infraestrutura Geocientífica do SGB.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Níveis dos rios na Bacia do Amazonas registram oscilações

A cota do Rio Branco subiu 30 cm em Boa Vista (RR), enquanto o Rio Negro reduziu 9 cm em Barcelos (AM)

04/02/2025

Publicação inédita apresenta panorama do conhecimento geocientífico no país

Leitor terá acesso a informações detalhadas e a dados atualizados sobre as ações do Serviço Geológico do Brasil

04/02/2025

Carta de Suscetibilidade é entregue para Terra Nova do Norte (MT)

Documento do Serviço Geológico do Brasil identifica regiões propensas a eventos geo-hidrológicos, ajudando no planejamento urbano e na prevenção de desastres 

04/02/2025