SGB inicia projeto de recuperação do acervo geocientífico danificado por enchente em Porto Alegre
SGB inicia projeto de recuperação do acervo geocientífico danificado por enchente em Porto Alegre
Especialistas visitam SUREG-PA para analisar danos e planejar ações de restauração de mapas históricos afetados pelas inundações
Porto Alegre (RS) - A Superintendência Regional de Porto Alegre (SUREG- PA) recebeu no dia 22 de novembro, a visita técnica de uma comitiva com arquivistas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Arquivo Nacional e Exército Brasileiro. A SUREG foi representada pela Gerente de Infraestrutura Geocientífica, Ana Cristina Peixoto, e a bibliotecária, Ana Lúcia Coelho. Em maio de 2024, a capital gaúcha enfrentou uma enchente que causou danos significativos ao patrimônio documental.
O acervo afetado consiste em cerca de 5.000 mapas originais de relatórios técnicos das décadas de 1970, 1980 e 1990, armazenados em um galpão na Rua Beck, no bairro Menino Deus. O local ficou inundado por oito dias, o que resultou em danos graves aos documentos, incluindo umidade e infestação por fungos. “Esses mapas, de guarda permanente, possuem valor histórico e administrativo inestimável”, destacou a bibliotecária do Serviço Geológico do Brasil (SGB).
Durante a visita da comitiva, foi realizada uma análise preliminar das condições do acervo e discutidas as etapas do projeto. O projeto contará com ações coordenadas entre as instituições participantes para assegurar a melhor recuperação dos mapas danificados. As principais etapas incluem: a higienização e desinfecção, para remover resíduos, fungos e odores; a restauração e preservação, utilizando técnicas específicas para manter a integridade física e histórica dos documentos e a reorganização e armazenamento, garantindo condições adequadas para evitar futuros danos.
“Esse esforço conjunto reafirma o compromisso do SGB e de seus parceiros na preservação do patrimônio documental brasileiro, assegurando a recuperação de registros que representam parte significativa da história geocientífica do país”, afirmou a gerente de Infraestrutura Geocientífica do SGB.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br