SGB inicia operação especial de monitoramento dos rios do Espírito Santo
SGB inicia operação especial de monitoramento dos rios do Espírito Santo
Baixo Guandu, Colatina e Linhares são atendidos pelo Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Doce
Vitória (ES) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) iniciou a operação especial de 2025 do Sistema de Alerta Hidrológico (SAH) da Bacia do Rio Doce, que contempla os municípios capixabas de Baixo Guandu, Colatina e Linhares, além de diversas cidades mineiras ao longo do curso do rio. A ação tem como objetivo monitorar o comportamento dos rios e emitir previsões sobre a elevação dos níveis de água, contribuindo para a prevenção e redução dos impactos de cheias e inundações.
Durante o período de chuvas intensas, as equipes do SGB mantêm plantões diários para acompanhar o volume de precipitação e os níveis dos rios, utilizando modelagens hidrológicas para prever riscos de inundação. “São enviados boletins de monitoramento diários e, no caso de risco de inundação, estes boletins têm sua frequência aumentada, sendo enviado de 2 a 4 vezes por dia”, explica o pesquisador do SGB Breno Guerreiro.
Para a cidade de Colatina, o SGB também disponibiliza o mapa de manchas de inundação, que indica, com base nas diferentes cotas dos rios, qual será a área atingida, em caso de inundação.
O SAH Doce atende também os municípios mineiros: Ponte Nova, Nova Era, Antônio Dias, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Timóteo, Açucena, Governador Valadares, Tumiritinga, Itueta, Galiléia, Resplendor, Conselheiro Pena e Aimorés.
Saiba mais sobre a operação especial do Sistema de Alerta Hidrológico no estado de Minas Gerais
Parceria com a ANA
O monitoramento dos rios é feito a partir de estações telemétricas e convencionais, que fazem parte da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O SGB opera cerca de 80% das estações. A RHN é a base do conhecimento hidrológico, gerando informações para os sistemas de prevenção de desastres, dimensionamento de estruturas de aproveitamento de recursos hídricos, a gestão dos recursos hídricos e pesquisas. As informações estão disponíveis na plataforma SACE.
Larissa Souza
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br