SGB e MMA firmam parceria para monitoramento do Sistema Aquífero Guarani

31/03/2025 às 17h21
 | Atualizado em: 31/03/2025 às 18h10
Ouvir Notícia

O objetivo é a troca de informações, instalação de equipamentos, coleta e análise de água, manutenção das estações e desenvolvimento de aplicações operacionais 

Fonte: Toda Matéria

Brasília (DF) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), por meio da Secretaria de Meio Ambiente Urbano, Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental, assinaram um Termo de Execução Descentralizada (TED) no âmbito do projeto “Implementação do Programa de Ações Estratégicas (PAE) do Sistema Aquífero Guarani: Possibilitando Ações Regionais” (PPM SAG – Guarani) e do Acordo de Cooperação sobre o Sistema Aquífero Guarani (SAG).

A parceria visa a troca de informações, instalação de equipamentos, coleta e análise de água, manutenção das estações e desenvolvimento de aplicações operacionais para fortalecer o monitoramento hidrogeológico do SAG, incluindo a implementação de uma rede de monitoramento.

O PPM SAG – Guarani é coordenado no Brasil pelo MMA e conta com a participação ativa do SGB nos comitês técnicos de Monitoramento e Modelos (CMM) e de Desenvolvimento e Capacitação (CCD). Pelo CMM, o Brasil se comprometeu a implantar uma rede de monitoramento quali-quantitativa composta por 15 poços, alinhada aos princípios do Programa de Ação Estratégica para o Sistema Aquífero Guarani (PAE) e ao Componente 2 do PPM SAG Guarani.

Para viabilizar essa iniciativa, o projeto forneceu 15 Plataformas de Coleta de Dados (PCDs), responsáveis pelo monitoramento automático dos níveis dos poços e da precipitação. O SGB atuará diretamente na instalação desses equipamentos, na análise da qualidade da água e na integração das informações à sua plataforma de dados, que será incorporada ao sistema de informações do SAG desenvolvido pelo projeto e a rede RIMAS.

Atualmente, o SGB mantém nacionalmente uma extensa rede integrada de monitoramento das águas subterrâneas (RIMAS), da qual foram selecionados os 15 poços que comporão a porção brasileira da rede internacional de monitoramento do Aquífero Guarani. A parceria foi viabilizada graças à expertise do SGB na implantação e operação de redes de monitoramento hidrológico e hidrogeológico, além de sua capilaridade logística, com unidades regionais em 13 capitais e seis núcleos de apoio espalhados pelo país.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Equipe do Projeto Circularidade Mineral realiza visita técnica à Usina Termelétrica Pampa Sul e à Seival Sul Mineração

Objetivo foi entender a geração de energia, a mineração e o processamento do carvão mineral, com foco na caracterização e no reaproveitamento dos resíduos

01/04/2025

Alegre, no Espírito Santo, recebe pesquisadores do SGB para criação de Carta Geotécnica

Estudo orienta o poder público sobre crescimento do município de forma segura e sustentável

01/04/2025

Aviso de pauta - Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil participam do I Paraíba Mineral para debater transição energética e mineração sustentável

Evento ocorre nos dias 3 e 4 de abril, em Campina Grande

01/04/2025