SGB e Febrageo discutem fortalecimento de políticas públicas para gestão da geodiversidade e do patrimônio geológico

28/01/2025 às 15h56
 | Atualizado em: 28/01/2025 às 16h02
Ouvir Notícia

O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil, Inácio Melo, recebeu a diretoria da Federação para articular estratégias que promovam o desenvolvimento sustentável e a geoconservação 

Divulgação/SGB

Brasília (DF) – A gestão da geodiversidade e do patrimônio geológico foi tema central de reunião entre o diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Inácio Melo, e o presidente da Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo), Caiubi Kuhn. O encontro ocorreu nesta terça-feira (28), na sede do SGB, em Brasília, onde as instituições conversaram sobre o fortalecimento de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável e conservação de áreas de relevância geológica. 

“Estamos à disposição da Febrageo, uma instituição que pensa na geologia e nas ações que são extremamente importantes para o Brasil. O SGB é parceiro da Febrageo e estará caminhando junto para ações e projetos de lei que virão. Estamos de mãos dadas para um futuro mais promissor para a geologia do Brasil”, ressaltou o diretor-presidente Inácio Melo.

De acordo com o presidente da Febrageo, o apoio do SGB é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico e a sustentabilidade do país: “Essa foi uma conversa produtiva e tenho certeza que vamos conseguir avançar bastante nisso”, disse.

Participantes do encontro

A reunião teve a participação dos membros da diretoria da Febrageo: Ronaldo Figueira, conselheiro federal suplente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), e Lília Albuquerque, vice-presidente da AGP Brasil e conselheira suplente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Pernambuco, além do assessor da presidência do SGB Vilmar Simões.

O Serviço Geológico do Brasil realiza uma série de projetos voltados para a gestão da geodiversidade, conservação do patrimônio geológico e  fortalecimento do geoturismo, além de ser o principal indutor do reconhecimento de geoparques no país. Ao longo dos últimos 20 anos, foram elaborados relatórios com identificação, levantamento, descrição, inventário e diagnóstico de geoparques potenciais, do ponto de vista geocientífico e geoturístico.

Larissa Souza
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br  

Outras Notícias

Concurso público: Serviço Geológico do Brasil abrirá mais de 100 vagas para diversas áreas

A banca escolhida é a Fundação Getúlio Vargas e o edital está em fase final de elaboração

18/07/2025

Serviço Geológico do Brasil gerou lucro social de R$ 6,4 bilhões em 2024

4ª edição do Balanço Social do SGB evidencia principais entregas da instituição e impactos para a sociedade

18/07/2025

SGB destaca importância do Sistema de Alerta Hidrológico em audiência na Câmara dos Deputados

Plataforma foi apresentada durante sessão que debateu a retomada das atividades no Rio Grande do Sul e as enchentes de 2025

17/07/2025