SGB destaca importância do Sistema de Alerta Hidrológico em audiência na Câmara dos Deputados

17/07/2025 às 19h14
 | Atualizado em: 17/07/2025 às 19h15
Ouvir Notícia

 

Plataforma foi apresentada durante sessão que debateu a retomada das atividades no Rio Grande do Sul e as enchentes de 2025

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Brasília (DF) – O Sistema de Alerta Hidrológico (SAH), operado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), é uma ferramenta essencial para a previsão de cheias e estiagens, apoiando os municípios na tomada de decisões voltadas à resposta e à prevenção de desastres. A importância do sistema foi destacada por representantes do SGB durante audiência pública realizada na terça-feira (15), na Câmara dos Deputados, que discutiu a retomada das atividades no Rio Grande do Sul e os eventos extremos de 2025.

Durante a audiência, foi destacado que o SGB opera Sistemas de Alerta Hidrológico desde 1979 e que, após a promulgação da Lei de Defesa Civil em 2012, foi possível ampliar de três para 18 sistemas, graças ao aporte financeiro do governo federal. Dos SAHs, quatro estão no Rio Grande do Sul: SAH Caí, SAH Taquari, SAH Uruguai e o SAH Guaíba, este último lançado em junho de 2025. Ao antecipar o comportamento dos rios, o SAH contribui para reduzir prejuízos e salvar vidas.

A chefe do Departamento de Hidrologia da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DEHID/DHT) do SGB, Andrea Germano, apresentou um panorama da operação nacional e detalhou a atuação no Rio Grande do Sul, especialmente durante os eventos críticos de 2023, 2024 e 2025. “Esses sistemas permitem informar à população qual será o nível que o rio atingirá, em quanto tempo isso ocorrerá e qual a população que deve ser retirada no primeiro momento”, explicou Andrea.

Foto: Claudio Fachel/ALRS

Na segunda-feira (14), a chefe do DEHID também participou de audiência pública sobre o tema na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.

Representando a Diretoria de Infraestrutura Geocientífica (DIG) do SGB, o assessor Vanauey Vieira reforçou o papel estratégico do SAH. : “O Sistema de Alerta Hidrológico é a primeira ponte com as defesas civis para o envio de alertas sobre as enchentes que estão por ocorrer. Os 18 SAHs operam dentro da plataforma SACE – Sistema de Alerta de Eventos Críticos – e, para mantê-la em funcionamento, contamos com uma estrutura robusta de geoprocessamento, segurança de dados e tecnologia da informação. A falta de investimento pode gerar riscos para esse conjunto integrado de defesa”, destacou.

Os dados gerados pelos Sistemas de Alerta Hidrológico do SGB podem ser consultados em tempo real por meio da plataforma: https://www.sgb.gov.br/sace.

Larissa Souza
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Concurso público: Serviço Geológico do Brasil abrirá mais de 100 vagas para diversas áreas

A banca escolhida é a Fundação Getúlio Vargas e o edital está em fase final de elaboração

18/07/2025

Serviço Geológico do Brasil gerou lucro social de R$ 6,4 bilhões em 2024

4ª edição do Balanço Social do SGB evidencia principais entregas da instituição e impactos para a sociedade

18/07/2025

Titânio: o tesouro escondido nos solos do Paraná

Descobertas promissoras na Serra Geral podem redefinir o cenário mineral brasileiro

16/07/2025