Serviço Geológico do Brasil inicia a 2ª etapa da elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos em Blumenau (SC)
Serviço Geológico do Brasil inicia a 2ª etapa da elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos em Blumenau (SC)
 As ações de campo começam na próxima segunda-feira (3)
  
 Blumenau (SC) - Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil retomam, na próxima segunda-feira (3), os trabalhos de mapeamento e identificação de áreas de risco geológico e hidrológico no município de Blumenau, em Santa Catarina. Esse trabalho irá apoiar a elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), realizado pelo SGB em parceria com a Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades. 
Na primeira fase, os pesquisadores iniciaram o estudo analisando bairros localizados no extremo norte da cidade e foram se deslocando em direção ao sul. Nesta atual etapa, os profissionais atuarão na região central, começando pelo bairro de Itoupava Central.
Para apoiar o mapeamento, as equipes usarão tablets com imagens de alta resolução, drones para a aquisição de imagens de detalhes em áreas pouco acessíveis e hipsômetros para a determinação de amplitudes e inclinações das encostas.
Após a finalização do mapeamento, será elaborado um relatório final indicando as áreas de risco médio, alto e muito alto da cidade. O trabalho está previsto para ser concluído até o final de 2026.
Com a cooperação técnica, entre o SGB e o Ministério das Cidades, pretende-se subsidiar a gestão pública com informações e projetos de intervenções estruturais e não estruturais, contribuindo para o gerenciamento do risco de desastres às populações vulneráveis.
 
 
 Raphael Molinaro
 Núcleo de Comunicação
 Serviço Geológico do Brasil
 Ministério de Minas e Energia
 Governo Federal
 imprensa@sgb.gov.br 
Outras Notícias
Visita científica na China fortalece pesquisas do SGB na área de hidrologia isotópica
O pesquisador do SGB Roberto Kirchheim participou, entre 10 e 24 de outubro, de atividades do projeto de Cooperação Técnica (TC) executado pelo Programa de Isotopia Aplicada à Hidrologia do SGB e financiado pela Agência Internacional de Energia Atômica
 
                
               
               
               
               
              