Serviço Geológico do Brasil inicia segunda etapa do mapeamento para elaboração do Plano Municipal de Riscos em Fortaleza (CE)

29/10/2025 às 21h13
Ouvir Notícia

As atividades começaram na segunda-feira (27) e seguem até o dia 7 de novembro, com vistorias nas Secretarias Executivas Regionais (SER) 6, 8 e 10

Foto: Divulgação/SGB

Fortaleza (CE)  – Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) iniciaram a segunda etapa do mapeamento de áreas de risco para elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) de Fortaleza (CE). As atividades começaram na segunda-feira (27) e seguem até o dia 7 de novembro, com vistorias nas Secretarias Executivas Regionais (SER) 6, 8 e 10. Na primeira etapa, realizada em setembro, foram vistoriadas três das 12 regionais do município. Esse trabalho tem apoio da Defesa Civil do município.

A elaboração do PMRR é resultado da parceria entre o SGB e a Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades. A iniciativa abrange dez cidades brasileiras, incluindo-se no âmbito das ações voltadas à prevenção de desastres, do Departamento de Gestão Territorial (DEGET/DHT). Entre os municípios contemplados está Fortaleza, capital do Ceará, que ocupa a quarta posição entre as capitais mais populosas do país, com cerca de 2,5 milhões de habitantes

Para a pesquisadora em geociências Juliana Gonçalves, “a elaboração do PMRR de Fortaleza tem sido uma grande oportunidade de levar o conhecimento técnico para dentro das comunidades e aproximar o trabalho científico da realidade local”. 

Foto: Divulgação/SGB

Juliana Gonçalves indica também que a complexidade urbana do município se reflete no grande número de áreas a serem visitadas e nos diferentes processos identificados em campo. “Mas, sem dúvida, o maior desafio tem sido encontrar formas de tornar o mapeamento cada vez mais participativo, uma vez que o engajamento social é uma das diretrizes centrais do Plano. No PMRR de Fortaleza, buscamos sempre envolver as lideranças comunitárias e os moradores das áreas mapeadas”, complementa a pesquisadora. 

O Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) é um instrumento de planejamento urbano que tem como objetivo identificar áreas sujeitas a riscos geohidrológicos, como deslizamentos e inundações, e propor medidas para reduzir ou eliminar esses riscos, sempre com foco na proteção da população. O plano orienta ações preventivas e corretivas, além de subsidiar políticas públicas de habitação, saneamento e meio ambiente.

Participam desse trabalho de campo os pesquisadores: : Juliana Gonçalves, da Residência de Fortaleza (REFO); Filipe Modesto, do Escritório do Rio de Janeiro; Dianne Fonseca, da Superintendência Regional de Belém (SUREG-BE); e Rodrigo Gallo, da Superintendência Regional de Goiânia (SUREG-GO).

Foto: Divulgação/SGB


Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

SGB é destaque no Google por projeto que leva alertas de cheias a todo o país

Reconhecimento reforça o papel da ciência e da tecnologia brasileiras na prevenção de desastres e na proteção da população

29/10/2025

Papel do Serviço Geológico do Brasil é destaque na Exposibram

A diretora-presidente do SGB, Sabrina Góis, participou da mesa na solenidade de abertura do evento, nesta segunda-feira (27), e teve atuação no CNMP enfatizada pela secretária Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Ana Paula Bittencourt

29/10/2025

Criciúma e região recebem curso do governo federal para identificação de riscos geológicos e hidrológicos

Capacitação foi realizada pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), com aulas teóricas e atividades em campo

28/10/2025