Serviço Geológico do Brasil fortalece debates da Frente Nacional em Defesa das Bacias Hidrográficas

29/11/2024 às 21h05
 | Atualizado em: 02/12/2024 às 18h29
Ouvir Notícia

Lançamento do grupo parlamentar ocorreu na quinta-feira (28), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

Foto: Kelly Demo Christ

Porto Alegre (RS) – Os projetos do Serviço Geológico do Brasil (SGB) para monitorar os rios do país serão fundamentais para fortalecer a Frente Nacional em Defesa das Bacias Hidrográficas. O novo grupo parlamentar foi lançado na quinta-feira (28), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. 

Durante o ato de lançamento, o pesquisador do SGB Franco Buffon, superintendente regional de Porto Alegre, destacou o compromisso da empresa em apoiar as ações para gestão e uso sustentável dos recursos hídricos. “Realizamos o monitoramento de mais de 80% das estações da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN) e também realizamos mapeamento de áreas de risco, suscetíveis a movimentos de massa, pois essa questão do solo também merece atenção”. 

A Frente Nacional em Defesa das Bacias Hidrográficas foi lançada pelo deputado federal Elvino Bohn Gass, com apoio do deputado estadual Miguel Rossetto, que preside a Frente das Águas do Rio Grande do Sul.


Conhecimento sobre rios

 

A RHN é a base para o conhecimento sobre os recursos hídricos do país. A partir das estações instaladas ao longo dos rios brasileiros, é possível obter informações sobre nível, vazão dos rios e qualidade das águas. 

Os estados contemplados pela operação da RHN são: Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Amapá, Pará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Ceará, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Os dados apoiam a gestão dos recursos hídricos, além de ações que dimensionam estruturas hidráulicas e viabilizam o uso da água, seja para abastecimento humano, animal e industrial; agricultura; geração de energia; navegação e lazer. As informações também são fundamentais para os Sistemas de Alerta Hidrológico, que ajudam a prevenir desastres. Em todo o país, o SGB opera 17 SAHs, sendo três deles no Rio Grande do Sul.

Larissa Souza
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Com transmissão simultânea e formato híbrido, a Brazil Energy Conference 2025 reafirmou seu papel como espaço estratégico para o diálogo entre governos, instituições de pesquisa, universidades e investidores em torno da transição energética global.

Evento internacional reúne especialistas de 13 países e destaca as riquezas minerais do Piauí como vetor estratégico para a transição energética no Brasil

12/06/2025

Serviço Geológico do Brasil participa do V Seminário Regional de Mineração em Campina Grande

Pesquisadores do SGB abordarão "Economia Circular" e "Estudos Geoeconômicos Estaduais" em evento que celebra os 49 anos do curso de Engenharia de Minas da UFCG

12/06/2025

Serviço Geológico do Brasil Participa de Seminário sobre Mineração e Transição Energética no Amazonas

Seminário em Manaus debate o papel da mineração sustentável no futuro energético e alimentar do estado

11/06/2025