Serviço Geológico do Brasil fortalece debates da Frente Nacional em Defesa das Bacias Hidrográficas
Serviço Geológico do Brasil fortalece debates da Frente Nacional em Defesa das Bacias Hidrográficas
Lançamento do grupo parlamentar ocorreu na quinta-feira (28), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul
Porto Alegre (RS) – Os projetos do Serviço Geológico do Brasil (SGB) para monitorar os rios do país serão fundamentais para fortalecer a Frente Nacional em Defesa das Bacias Hidrográficas. O novo grupo parlamentar foi lançado na quinta-feira (28), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Durante o ato de lançamento, o pesquisador do SGB Franco Buffon, superintendente regional de Porto Alegre, destacou o compromisso da empresa em apoiar as ações para gestão e uso sustentável dos recursos hídricos. “Realizamos o monitoramento de mais de 80% das estações da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN) e também realizamos mapeamento de áreas de risco, suscetíveis a movimentos de massa, pois essa questão do solo também merece atenção”.
A Frente Nacional em Defesa das Bacias Hidrográficas foi lançada pelo deputado federal Elvino Bohn Gass, com apoio do deputado estadual Miguel Rossetto, que preside a Frente das Águas do Rio Grande do Sul.
Conhecimento sobre rios
A RHN é a base para o conhecimento sobre os recursos hídricos do país. A partir das estações instaladas ao longo dos rios brasileiros, é possível obter informações sobre nível, vazão dos rios e qualidade das águas.
Os dados apoiam a gestão dos recursos hídricos, além de ações que dimensionam estruturas hidráulicas e viabilizam o uso da água, seja para abastecimento humano, animal e industrial; agricultura; geração de energia; navegação e lazer. As informações também são fundamentais para os Sistemas de Alerta Hidrológico, que ajudam a prevenir desastres. Em todo o país, o SGB opera 17 SAHs, sendo três deles no Rio Grande do Sul.
Larissa Souza
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br