Serviço Geológico do Brasil forma mais de 2 mil pessoas em prevenção e desastres no primeiro semestre de 2024

19/07/2024 às 14h36
 | Atualizado em: 19/07/2024
Ouvir Notícia

Cursos de capacitação foram ofertados nas modalidades presencial e online

Foto: Divulgação SGB

Brasília (DF) - Mais de 2 mil pessoas se formaram nos cursos realizados pelo Serviço Geológico do Brasil no primeiro semestre de 2024. As formações foram oferecidas nas modalidades presencial e online.

Na modalidade presencial, de janeiro a junho deste ano, 596 pessoas concluíram o curso "Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico". Esse curso foi ofertado nas cidades de Belo Horizonte(MG), Vitória (ES), Maricá (RJ), Teresina (PI), Porto Alegre (RS), Araraquara (SP), Presidente Prudente (SP), Registro (SP), Cuiabá (MT), Ouro Preto (MG) e Betim (MG).

A formação tem carga horária de 30 horas e envolve aulas teóricas, com conteúdos sobre processos hídricos, processos erosivos e sobre como é feito o mapeamento conforme a metodologia do SGB. Essa capacitação tem como objetivo transmitir conceitos, critérios e aspectos metodológicos relacionados ao reconhecimento, caracterização e delimitação de áreas de risco geológico. 

O curso visa aprimorar o desempenho dos profissionais que desenvolvem atividades de planejamento urbano e prevenção de desastres e tem como foco agentes públicos com atuação no campo de planejamento urbano.

Cursos online

Nas capacitações online, pela plataforma da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), o curso “Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico", com carga horária de 40 horas, certificou 1.247 pessoas no primeiro semestre de 2024. 

A formação ocorre em 7 módulos e é aberta para que qualquer pessoa possa se inscrever. Para concluir o processo, basta clicar AQUI.

Ainda no primeiro semestre do ano, a plataforma da Fundação Getúlio Vargas (FGV) ofertou o curso “Políticas Públicas de Gestão de Risco e Resposta a Desastres em Nível Municipal" e formou 248 pessoas.

A formação tem carga horária de 8 horas e tem como público-alvo estudantes do ensino superior e profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos sobre a temática. Para mais informações e inscrição, clique AQUI.

Os números mostram que, de janeiro a junho de 2024, as iniciativas do Departamento de Gestão Territorial (DEGET) capacitaram 2.091 pessoas no total. Esses cursos são ferramentas importantes no fortalecimento de ações de prevenção a desastres no Brasil.

“São formações de linguagem acessível e com conteúdos práticos, que podem ser aplicados no dia a dia de profissionais que atuam com prevenção e redução de riscos de desastres”, afirma a pesquisadora do SG  Débora Lamberty.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 


 

Outras Notícias

Mineração do Piauí avança em práticas de circularidade e sustentabilidade

Pesquisadores do SGB apresentaram estudos sobre redução de impactos ambientais da mineração e aproveitamento de descartes minerais, com destaque para pesquisas aplicadas à cadeia produtiva

24/12/2025

Pesquisadores do SGB divulgam resultados de inventário de amostras da Elevação do Rio Grande no Journal of Geological Survey of Brazil

Artigo publicado apresenta os resultados de um inventário sistemático de centenas de amostras coletadas em projetos de geologia marinha

23/12/2025

SGBeduca encerra 2025 com participações em importantes eventos de divulgação geocientífica

Em dezembro, o Programa esteve no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo

23/12/2025