Serviço Geológico do Brasil enfatiza potencial mineral brasileiro no Seminário de Estudos em Pegmatitos do Seridó
Serviço Geológico do Brasil enfatiza potencial mineral brasileiro no Seminário de Estudos em Pegmatitos do Seridó
Durante o evento, o diretor-presidente interino do SGB, Valdir Silveira, ministrou palestra magna
Picuí (PB) – O potencial mineral do país no contexto geopolítico global foi tema central da palestra magna apresentada, nesta quarta-feira (3), pelo diretor-presidente interino do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Valdir Silveira, durante o Seminário de Estudos em Pegmatitos do Seridó (SEPEG), em Picuí (PB). A conferência teve como título Potencial Mineral Brasileiro e sua Relevância Estratégica: Transição Energética, Segurança Alimentar e Defesa Nacional.
Ao abordar o papel do país no cenário internacional, Silveira destacou: “O Brasil tem grande geodiversidade, com ambientes geológicos favoráveis para a ocorrência de depósitos. Temos todos os minerais que o mundo precisa para a transição energética, segurança alimentar e defesa. Somado à isso, temos um ambiente regulatório robusto, segurança jurídica e democracia consolidada – fatores essenciais para desenvolver toda a cadeia produtiva”, afirmou.
O SGB também esteve representado na programação técnica do evento com o lançamento, nesta quinta-feira (5), do projeto “Avaliação do Potencial Mineral dos Pegmatitos dos estados do RN e PB”, apresentado em palestra do pesquisador Eugênio Pacelli Dantas. O estudo integra o Projeto Avaliação do Potencial dos Pegmatitos dos Estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba, que contempla áreas da Província Borborema, Subprovíncia Setentrional, com rochas pré-cambrianas e coberturas mesocenozoicas.
Larissa Souza
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br