Rio Negro inicia vazante em Manaus, mas níveis seguem altos para o período

15/07/2025 às 20h26
Ouvir Notícia

Novo boletim de monitoramento divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil indica que o rio chegou a 28,89 m, nesta terça-feira (15)

Manaus (AM) - O monitoramento realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) indica o início da vazante do rio Negro em Manaus (AM). Nos últimos dias, o nível do rio desceu, em média, 1,5 centímetro por dia e chegou à marca de 28,89 m nesta terça-feira (15). Apesar da tendência de descida, os níveis permanecem elevados para a época, o que mantém a classificação da enchente no intervalo de cota de inundação severa em algumas estações do baixo curso do rio Solimões e no Amazonas. Os dados são apresentados no 28º Boletim de Alerta Hidrológico do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do rio Amazonas.

A situação do rio Negro também é acompanhada em outras localidades da bacia e indica o fim do período de cheia e a transição para a vazante, explica o gerente de Hidrologia e Gestão Territorial da Superintendência de Manaus, Andre Martinelli: “Esse processo já foi iniciado há mais tempo nos rios da margem direita – Madeira, Purus e Juruá, e iniciou na parte mais baixa da bacia, na região de Manaus, na semana passada. Em todas as estações monitoradas, o ritmo de descida é considerado normal para a época”.

A cheia deste ano foi considerada grande, demonstrando recuperação da bacia do Amazonas após a seca severa de 2023/2024. “Em toda a bacia foram observados níveis acima do esperado para a época e, em alguns pontos, as marcas superaram a cota de inundação severa”, destacou Martinelli.

Níveis em processo de descida

Outros importantes rios da região também apresentam tendência de redução. O rio Solimões, por exemplo, mantém recessão em diversos pontos: em Tabatinga (AM), o declínio médio é de 12 cm por dia; em Fonte Boa (AM), 4 cm; e em Manacapuru (AM), o recuo é mais suave, na ordem de 1 cm diário. O rio Purus começa a entrar em processo de vazante em Beruri (AM), e o rio Acre continua com níveis baixos em Rio Branco (AC).

Na bacia do Madeira, a redução é mais expressiva. Em Porto Velho (RO), o rio desceu 27 cm em um dia. Já o Amazonas mostra os primeiros sinais de descida, com registros de queda em Itacoatiara (AM), Parintins (AM) e Óbidos (PA) — todas em média de 1,5 cm por dia. Na bacia do rio Branco, o nível permanece alto em Caracaraí (RR), acima da cota de atenção (8,5 m), embora em Boa Vista (RR) a cheia apresente elevações menores.

O Boletim de Monitoramento Hidrológico da Bacia do Rio Amazonas é divulgado às terças-feiras na plataforma do Sistema de Alerta Hidrológico.

Monitoramento 

O monitoramento dos rios é feito a partir de estações, que fazem parte da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O SGB opera cerca de 80% das estações e gera informações que apoiam os sistemas de prevenção de desastres, a gestão dos recursos hídricos e pesquisas.  As informações estão disponíveis na plataforma SACE e são atualizadas diariamente. 

Larissa Souza
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Nível do Rio Acre está em processo de descida 

Boletim de Alerta Hidrológico do Serviço Geológico do Brasil (SGB) indica que cota já baixou e chegou em 15,30 m

30/12/2025

Número de pessoas em áreas de risco quadruplica em Cabedelo (PB) 

Serviço Geológico do Brasil identificou 1,7 mil pessoas em nove áreas de risco alto no município, associadas aos processos inundação e erosão

30/12/2025

Nível do Rio Acre se aproxima de 15,40 m em Rio Branco (AC)

Monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (SGB) indica que o ritmo de subida está mais lento

29/12/2025