Projeto do Museu de Ciências da Terra recebe R$ 2,5 milhões para modernização e preservação do acervo

14/02/2025 às 14h42
Ouvir Notícia

Com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, será possível digitalizar e conservar acervo, além de ampliar o acesso ao patrimônio científico e documental do museu

Foto: Igo Estrela/SGB


Rio de Janeiro (RJ) - O Museu de Ciências da Terra (MCTer) do Serviço Geológico do Brasil (SGB) foi um dos selecionados na Chamada Pública de Recuperação e Preservação de Acervos – 2024, promovida pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O projeto, intitulado PreservMCTer, receberá R$ 2.555.657,37 para recuperar, digitalizar e divulgar os acervos científicos do museu, garantindo sua preservação e ampliando o acesso do público ao material.

“As diversas ações que visam a preservação e disponibilização do acervo do MCTer devem ter como principal resultado a segurança das coleções e o acesso físico e digital a itens que, até então, estavam inacessíveis ao público e em espaço físico adequado para salvaguarda”, destaca a coordenadora Geral do MCTer, Célia Corsino.


Modernização e conservação

 

Com os recursos concedidos, serão viabilizadas uma série de ações para a conservação e modernização do acervo do MCTer. Inicialmente, serão implementadas medidas emergenciais de estabilização e conservação preventiva dos itens, garantindo sua integridade. Em seguida, será realizada a triagem, inventário e catalogação do material, permitindo uma organização criteriosa e facilitando o acesso para pesquisas e exposições.

A verba também será utilizada para melhorar as condições ambientais do acervo, com a implementação de controle adequado de iluminação, umidade e temperatura para cada tipo de material. Além disso, as coleções serão reorganizadas em mobiliário moderno e apropriado para as reservas técnicas.
 

Rafael Costa
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br  

Outras Notícias

Pesquisa identifica novas ocorrências de urânio no Pará

O depósito de Rio Cristalino abrange uma área de aproximadamente 9.000 km² e está localizado em Santana do Araguaia

18/02/2025

Mapeamento geológico em Solonópole identifica recursos minerais estratégicos

Documento auxilia diversos profissionais, como cientistas, geólogos, planejadores urbanos e engenheiros

17/02/2025

Carta geológica indica áreas com potencial mineral no Pará

Documento apoia o planejamento do uso do solo e contribui para a geração de novos investimentos e empregos

17/02/2025