Carta geológica indica áreas com potencial mineral no Pará

17/02/2025 às 18h09
 | Atualizado em: 24/02/2025 às 17h16
Ouvir Notícia

Documento apoia o planejamento do uso do solo e contribui para a geração de novos investimentos e empregos

Divulgação/SGB

Belém (PA) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) disponibilizou a Carta Geológica: Folha São Félix do Xingu, no Pará. Com a publicação, o SGB contribui para otimizar os processos do setor mineral, reduzir custos e riscos, promover maior segurança nas atividades, além de minimizar os impactos ambientais. Veja aqui o mapeamento.

 

O novo documento oferece informações detalhadas sobre áreas potencialmente mineralizadas, permitindo o desenvolvimento de planos de pesquisa mais eficazes e a aplicação das melhores técnicas de exploração mineral. Essa abordagem impulsiona o desenvolvimento econômico e amplia o conhecimento geológico no Brasil.

Além disso, a carta geológica oferece suporte ao planejamento do uso do solo e contribui para atrair novos investimentos e gerar empregos, tanto diretos quanto indiretos. A publicação também subsidia o avanço da pesquisa acadêmica e fortalece o ensino nas geociências.

“O mapeamento da área contempla informações para o entendimento dos recursos minerais, hídricos e da gestão territorial. Entre os dados fornecidos, estão a localização e idade das formações geológicas, a presença de depósitos minerais na superfície, as estruturas das rochas e detalhes sobre sua deformação”, explica o chefe do Departamento de Geologia do SGB, Marcelo Esteves. 

Até o final de 2025, o SGB planeja disponibilizar 16 novas cartas geológicas. Em 2024, foram publicadas 13 cartas, que já estão acessíveis no Repositório Institucional de Geociências (RIGeo).

Simone Goulart
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Paulista (PE) receberá os resultados de mapeamento de áreas de risco e plano de intervenções

Governo federal realiza, nos dias 23 e 24, a capacitação técnica e a audiência pública do Plano Municipal de Redução de Riscos do município

13/02/2026

Serviço Geológico do Brasil disponibiliza dados inéditos sobre a dinâmica costeira em São Vicente (SP)

Informações apoiam a prevenção de desastres, o planejamento urbano e a adaptação às mudanças climáticas

12/02/2026

Estudo do SGB identifica três áreas de alto risco a inundação e mais de 1,2 mil pessoas expostas em Tobias Barreto (SE)

Mapeamento aponta a ocupação de planícies fluviais e a carência de drenagem como agravantes da vulnerabilidade do município

12/02/2026