Mapeamento geológico em Solonópole identifica recursos minerais estratégicos
Mapeamento geológico em Solonópole identifica recursos minerais estratégicos
Documento auxilia diversos profissionais, como cientistas, geólogos, planejadores urbanos e engenheiros
Solonópole (CE) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) apresenta o Mapa Geológico e de Recursos Minerais de Lítio: Subprovíncia Pegmatítica de Solonópole, no Ceará. Neste estudo inédito, o SGB indica os principais minerais de lítio encontrados na área: ambligonita, lepidolita e espodumênio, este em menor proporção.
No mapa, também foram identificadas várias ocorrências de lítio em pegmatitos, que são rochas formadas na etapa final de cristalização dos granitos ou pela fusão de rochas metassedimentares. Esse ambiente é favorável à concentração de lítio e outros elementos raros.
A importância dos mapas geológicos
O mapa geológico é uma representação gráfica que detalha a geologia de uma área específica, incluindo formações geológicas distintas, tipos de litologia e suas localizações. Já o mapa de recursos minerais tem como foco a distribuição e localização de depósitos minerais relevantes, essenciais para o planejamento econômico, avaliação de investimentos e gestão sustentável dos recursos naturais.
Os mapas fornecem informações sobre a composição, estrutura e história geológica do local, sendo ferramentas fundamentais para diversos profissionais de áreas relacionadas, como cientistas, geólogos, planejadores urbanos e engenheiros. Entre os principais benefícios desses levantamentos, destacam-se: a compreensão da geologia e dos recursos naturais; a exploração e extração mineral; e a pesquisa científica.
Simone Goulart
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br