Prevenção de desastres: SGB realiza última capacitação do ano para agentes da Defesa Civil, em Belo Horizonte (MG)

22/12/2025 às 14h55
 | Atualizado em: 22/12/2025 às 14h59
Ouvir Notícia

Ao longo de 2025, foram capacitadas mais de 900 pessoas em 17 cursos presenciais e quase 4,5 mil nas plataformas de EaD

Foto: Divulgação SGB

Belo Horizonte (MG) - O Serviço Geológico do Brasil (SGB) participou, no início de dezembro, do Curso de Formação para Agentes Municipais de Proteção e Defesa Civil do município de Belo Horizonte (MG), promovido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais em parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais (UFMG).  Essa foi a última capacitação para prevenção de desastres realizada em 2025 pelo SGB. Ao longo do ano, mais de 900 pessoas participaram presencialmente das atividades.


O treinamento em Belo Horizonte reuniu 84 agentes de diferentes municípios do estado de Minas Gerais, além de 12 agentes de municípios do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.  Essa ação teve como objetivo capacitar os agentes e coordenadores municipais, fornecendo-lhes os instrumentos necessários para complementar as ações de prevenção, mitigação e preparação realizadas pelas Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC).

Dessa forma, pretende-se fortalecer a capacidade para enfrentar eventos adversos e ampliar a resiliência da população.
No evento, o pesquisador em geociências do SGB Herodoto Goes realizou apresentação sobre áreas de risco e os mapeamentos realizados pela empresa em todo o território nacional. Goes também conduziu a visita técnica em campo na localidade de Vila Nova Esperança, no município de Santa Luzia (MG). “Muitos participantes elogiaram o treinamento e disseram que voltam para seus municípios com um novo olhar sobre a existência de possíveis áreas de risco geológico”, afirmou o pesquisador.
 

Foto: Divulgação SGB

Para Anderson Pacheco, diretor de Educação em Proteção e Defesa Civil da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (CEDEC-MG), esse trabalho representa um avanço na ampliação da capacidade de resposta do sistema estadual de proteção e defesa civil mineiro, garantindo um ambiente mais seguro para a população: “A parceria sólida com o SGB é um dos pilares dessa ação. O apoio técnico e institucional potencializa a qualidade da capacitação, assegurando que os profissionais envolvidos na gestão de riscos e desastres recebam conhecimentos atualizados e fundamentais para a proteção das comunidades. Essa cooperação entre as instituições contribui diretamente para que Minas Gerais esteja mais preparada para responder com agilidade e eficácia a situações de crise.” 


Resultados importantes também com a educação a distância: parceria com a ENAP e FGV


Além de cursos presenciais, o SGB também promoveu este ano capacitações online, alcançando cerca de 4,5 mil entre janeiro e novembro de 2025. Os estudantes concluíram os cursos nas plataformas da Escola Virtual de Governo (EV.G), da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizações parceiras do SGB. As capacitações são abertas ao público de forma online, assíncrona e gratuita, podendo ser realizadas por pessoas com interesse pelo tema, e seguem com inscrições abertas:


Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico: O objetivo do curso é aperfeiçoar o desempenho dos profissionais de Defesa Civil, a partir da elucidação dos principais conceitos e métodos aplicados pelo SGB durante os mapeamentos de áreas de risco geológico. Assim, pretende-se contribuir para o sucesso das ações de ordenamento territorial e prevenção de desastres, em consonância com as diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.


Cartografia de Perigo a Movimentos de Massa: Voltado a servidores municipais e interessados no uso de cartas de perigo geológico para prevenir desastres, integrando esse conhecimento ao planejamento urbano e promovendo cidades mais seguras. É aberto a todos que desejam aprender e contribuir para fortalecer a cultura de prevenção de desastres no Brasil.


Políticas Públicas de Gestão de Risco e Resposta a Desastres em Nível: os objetivos a serem desenvolvidos ao longo do curso são conhecer a aplicação dos protocolos internacionais acerca da prevenção de riscos e gestão de desastres e compreender como desenvolver estratégias relacionadas à redução de riscos de desastres bem como as ações mais recorrentes nas políticas e nos planos estaduais para proteção e defesa civil.

 

Tariana Fernandes 
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

SGB e ANA debatem modernização, critérios técnicos e desafios regionais na operação da Rede Hidrometeorológica Nacional

Reunião anual teve como objetivo foco alinhar o Plano de Trabalho e o orçamento de 2026

19/12/2025

Municípios do Rio Grande do Sul e da Bahia recebem estudos que apoiam prevenção de desastres

Entrega do Serviço Geológico do Brasil contempla os municípios de Canoas (RS) e Santa Bárbara (BA)

19/12/2025

Pesquisa do SGB identifica concentrações elevadas de fosfato, urânio e terras raras na Bacia do Parnaíba, no leste do Piauí

Os resultados são apresentados no Informe Técnico Ocorrências de Fosforitos Sedimentares na Formação Longá, Grupo Canindé, Borda Oriental da Bacia do Parnaíba

19/12/2025