Partiu Férias: SGBeduca leva oficinas gratuitas à Casa da Ciência da UFRJ
Partiu Férias: SGBeduca leva oficinas gratuitas à Casa da Ciência da UFRJ
Atividades interativas aproximam o público da ciência de forma lúdica, gratuita e acessível durante programação de férias
Rio de Janeiro (RJ) – Durante as férias de janeiro, a Casa da Ciência, centro cultural da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), se transformou em um espaço de descobertas, criatividade e diversão, com a participação do Programa SGBeduca no projeto “Partiu Férias”. Nos dias 17, 23, 24 e 30 de janeiro, o público pôde participar gratuitamente de oficinas interativas de pintura de réplicas de fósseis, em uma programação aberta a crianças, jovens e famílias.
As atividades uniram ciência, arte e cultura em uma experiência prática, onde os participantes colocaram a mão na massa para explorar conceitos de paleontologia de forma lúdica. A proposta do SGBeduca se baseia na metodologia do “aprender brincando”, substituindo formatos expositivos tradicionais por vivências que estimulam a curiosidade, a criatividade e o pensamento crítico, conectando o conhecimento científico ao cotidiano de maneira acessível e memorável.
A iniciativa teve como objetivo principal popularizar a ciência e aproximar a universidade da comunidade, mostrando que o conhecimento pode ser envolvente e presente em diferentes linguagens, inclusive na arte. O resultado foi a grande adesão espontânea do público: as vagas se esgotaram rapidamente, com intensa participação de famílias e crianças engajadas em atividades que combinavam experimentação e expressão artística, promovendo troca de experiências e entusiasmo coletivo.
Além de oferecer uma opção educativa e cultural durante o período de férias escolares, a ação contribuiu para democratizar o acesso ao conhecimento ao eliminar barreiras de custo e formalidade. Na visão da coordenadora do projeto, a pesquisadora em geociências do SGB Andrea Sander, “o formato gratuito e descontraído favoreceu a socialização, estimulou a criatividade, desenvolveu habilidades psicomotoras e incentivou as crianças a se afastarem das telas, fortalecendo o contato direto com a aprendizagem”.
Mais uma ação da já consolidada parceria entre o SGBeduca e a UFRJ, a atividade reforça o papel da extensão universitária como ponte entre ciência e sociedade. Localizada no bairro de Botafogo, Rio de Janeiro (RJ), a Casa da Ciência mostra como espaços urbanos de grande circulação podem se transformar em ambientes de experimentação científica, convidando o público a explorar, criar e aprender, inclusive durante as férias.
Tariana Fernandes
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br