Papel estratégico das geociência é destaque em evento para oficiais do Exército

07/08/2025 às 20h35
Ouvir Notícia

O diretor de Geologia e Recursos Minerais, Valdir Silveira, ministrou, nesta quinta-feira (7), palestra na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), no Rio de Janeiro

Foto: Divulgação/SGB

Rio de Janeiro (RJ) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) destacou, nesta quinta-feira (7), o papel estratégico das geociências durante evento na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), no Rio de Janeiro. A palestra foi ministrada pelo diretor de Geologia e Recursos Minerais, Valdir Silveira, e teve como foco mostrar a importância do conhecimento gerado pelo SGB para a soberania nacional, a segurança alimentar, a defesa e a transição energética.

Na apresentação, Silveira destacou a atuação do SGB em todo o território brasileiro e na plataforma continental, reforçando o potencial mineral do país: “Conhecer as riquezas do nosso território é essencial para protegê-las. Desenvolvemos projetos estratégicos que contribuem diretamente com agendas como a transição energética e a segurança alimentar. Além disso, temos no nosso país minerais que podem ser aplicados tanto em equipamentos da defesa quanto da corrida espacial.

O diretor também relembrou a parceria histórica entre o SGB e o Exército Brasileiro, ressaltando o apoio logístico e institucional prestado em projetos estratégicos ao longo dos anos.

Larissa Souza
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Serviço Geológico do Brasil avança com projeto que determina a “assinatura” do ouro

Publicados os primeiros resultados das pesquisas do Projeto Ouro Brasil, iniciativa que busca ampliar o conhecimento sobre a assinatura química do ouro no país e contribuir para o entendimento metalogenético das principais províncias e distritos auríferos do país.

07/08/2025

Serviço Geológico do Brasil esclarece dúvidas sobre potencial do país para terras raras e minerais estratégicos

Brasil detém a segunda maior reserva/recurso de terras raras do mundo, com cerca de 21 milhões de toneladas estimadas

06/08/2025

Rio Negro chega ao nível de 28,32 m em Manaus (AM)

Monitoramento do Serviço Geológico do Brasil indica que todas as bacias estão em processo de vazante

06/08/2025