Manaus recebe primeira embarcação projetada para o monitoramento de rios na Amazônia
Manaus recebe primeira embarcação projetada para o monitoramento de rios na Amazônia
Lançamento do barco Uiara ocorreu nesta sexta-feira (31)
Manaus (AM) – A nova embarcação para o monitoramento de rios da Amazônia, batizada de Uiara, chegou em Manaus (AM) após 24 dias de viagem. O lançamento do barco ocorreu na sexta-feira (31), com a presença da diretora-presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Veronica Sánchez, do diretor Leonardo Góes, do comandante do 9º Distrito Naval, vice-almirante João Alberto de Araujo Lampert, e da diretora de Hidrologia e Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Alice Castilho.
A Uiara é a primeira Embarcação de Apoio Fluvial (EapFlu1) da ANA e será usada pela unidade do SGB em Manaus nas campanhas de operação da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), com o apoio do 9º Distrito Naval da Marinha do Brasil. Na cerimônia de batismo do barco, a diretora de Hidrologia e Gestão Territorial do SGB, Alice Castilho, destacou a importância do trabalho realizado pelo SGB e ANA: “Operamos 80% da RHN no país. Os dados permitem que o Brasil conheça esse patrimônio que são os rios brasileiros. Estamos falando do país mais rico em recursos hídricos do mundo. Nós fazemos esse monitoramento desde 1969 e é um grande anseio modernizar as embarcações”, enfatizou.
A diretora-presidente da ANA, Veronica Sánchez, destacou que é um momento histórico e que representa o compromisso institucional e espírito de cooperação: “Mais do que um avanço técnico, a Uiara representa a ciência, a segurança e a soberania navegando juntas. Ela garantirá condições mais seguras para as equipes da ANA e do SGB que enfrentam os desafios da Amazônia, com uma velocidade que permitirá deslocamentos mais rápidos e trabalhos mais eficientes. A presença da Marinha do Brasil em sua operação será, sem dúvida, um fator essencial para a proteção e confiança dos nossos servidores, da nossa equipe e dos nossos pesquisadores”, ressaltou.
O projeto para construção da embarcação foi executado por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a ANA e a Marinha. A embarcação saiu de Simões Filho (BA), com destino a Manaus (AM), passando pelo litoral brasileiro até o Norte.
Embarcação moderna
Equipada com tecnologia de ponta e com adequações feitas em sua estrutura para melhor utilização de equipamentos de hidrologia, permite a medição precisa de vazão e de parâmetros da qualidade das águas, além de transporte de sedimentos, fornecendo dados essenciais para o planejamento e a gestão integrada dos recursos hídricos.
Entre os diferenciais da embarcação estão: cozinha equipada, quatro camarotes duplos com mesa de apoio, sala de trabalho climatizada, além de um espaço adaptado na proa para acoplagem de equipamentos de medição de vazão com maior estabilidade.
Atualmente, as equipes que atuam em deslocamentos fluviais na Superintendência Regional de Manaus, precisam alugar barcos para expedições que duram muitas vezes mais de 20 dias seguidos. O novo barco irá otimizar as campanhas, como destaca a superintendente da unidade Jussara Cury: “Para a hidrologia, a chegada do barco é a realização de um sonho que foi idealizado por muitas gerações de equipes e que agora está se concretizando. O barco próprio da RHN, projetado como embarcação de pesquisa, todo identificado será um grande avanço para operação do monitoramento hidrológico, oportunizando mais autonomia, otimizando os custos e com o apoio da Marinha do Brasil, será mais seguro também para as equipes”.
Além da Uiara, está em fase inicial a construção da segunda embarcação, chamada Jaci, que será destinada à Superintendência Regional do SGB em Belém (PA) e deverá ser concluída em 2026.
Larissa Souza
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br