Journal of the Geological Survey of Brazil (JGSB) Conquista Indexação na Scopus
Journal of the Geological Survey of Brazil (JGSB) Conquista Indexação na Scopus
Brasília (DF) - O Journal of the Geological Survey of Brazil (JGSB), periódico científico internacional do Serviço Geológico do Brasil (SGB), alcançou um marco significativo ao ter sua solicitação de indexação na renomada base de dados Scopus aprovada já na primeira tentativa.
A notícia foi recebida com grande entusiasmo pela comunidade científica e pela equipe do SGB, que vê na indexação um reconhecimento da qualidade e relevância das pesquisas publicadas.
A Scopus, um dos maiores bancos de dados de resumos e indexação da editora Elsevier, é reconhecida por sua curadoria rigorosa, realizada por um conselho internacional de cientistas e pesquisadores independentes (CSAB – Content Selection & Advisory Board). Esse processo garante que apenas artigos científicos, livros e materiais de conferências mais confiáveis e revisados por pares sejam incluídos na base.
O Conselho Consultivo e de Seleção de Conteúdo da Scopus (CSAB) avaliou o JGSB sob diversos critérios e concluiu que o periódico:
- Inclui consistentemente artigos academicamente sólidos e relevantes para um público acadêmico ou profissional internacional na área das geociências.
- Aborda uma área temática não coberta adequadamente por outro periódico existente.
- Possui escopo e política editorial claros e consistentes com o conteúdo veiculado.
Além desses pontos, outros fatores foram considerados, como a qualidade da plataforma de submissão e acesso aos artigos, o tempo adequado de tramitação (da submissão à publicação online), a aderência a políticas de ética e boas práticas na publicação (incluindo controle de plágio e conflitos de interesse), e a transparência em questões como estatísticas de acesso e métricas. A internacionalização, em termos de distribuição de autores e do corpo editorial, também foi um critério importante.
Com essa indexação, o conteúdo do JGSB ganha visibilidade para mais de 7.000 das principais instituições de pesquisa do mundo. A inclusão na Scopus permite que o conteúdo seja vinculado por meio de mapeamento de citações, possibilitando que os usuários vejam quem citou um artigo ou o que um autor referenciou em sua pesquisa. Consequentemente, o JGSB passará a receber um fator de impacto (baseado no número de citações) e os autores verão um aumento em seus índices bibliométricos (como o índice H), métricas cruciais para avaliar a qualidade e o alcance de uma publicação.
Essa conquista reforça o compromisso do Serviço Geológico do Brasil com a excelência na pesquisa científica e a disseminação do conhecimento geocientífico em escala global.
Rodrigo Eneas
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
Outras Notícias
Pesquisadores do SGB Lançam Plataforma Inovadora para Dados Geoquímicos no Congresso Brasileiro de Geoquímica
Nova ferramenta gratuita otimiza o acesso e a análise de informações cruciais para a comunidade científica e técnica, impulsionando a ciência aberta e o desenvolvimento mineral no Brasil