Estudo reavalia dados e aponta novas oportunidades em área de cobre em Goiás
Estudo reavalia dados e aponta novas oportunidades em área de cobre em Goiás
Resultados incluem integração de dados geológicos, geoquímicos, geofísicos e topográficos, quantificação dos recursos existentes e identificação do potencial
Brasília (DF) - O Serviço Geológico do Brasil (SGB) divulgou recentemente dados sobre o depósito de cobre da área de Campo Formoso, no município de Bom Jardim de Goiás (GO). Inicialmente pesquisada pela instituição na década de 1970, com o novo estudo a área revela potencial para continuidade da mineralização, tanto na sua extensão quanto em profundidade. São altamente recomendadas sondagens adicionais para confirmação do modelo geológico e avaliação do comportamento dos teores e geometria do depósito.
Dados da modelagem geológica realizada, associados à reinterpretação de dados geoquímicos e de novos levantamentos geofísicos, sugerem um possível prolongamento dos corpos de minério e a possibilidade de novas zonas mineralizadas na região, que não puderam ser devidamente avaliadas em virtude da qualidade dos dados usados e limitações tecnológicas à época das pesquisas históricas.
O Projeto de Reavaliação do Patrimônio Mineral, que integra o programa Mineração Segura e Sustentável – Avaliação dos Recursos Minerais do Brasil, visa resgatar e reavaliar dados geológicos, geoquímicos e geofísicos que constituem o patrimônio mineral da empresa para, em seguida, validá-los e organizá-los em um banco de dados. Após isso, serão integrados e reinterpretados com base nos conhecimentos geológicos atuais.
As conclusões acerca desse novo estudo são apresentadas no relatório do Informe da Série Oportunidades Minerais – Exame Atualizado de Projetos, número 37, Área Cobre de Bom Jardim.
Saiba mais informações aqui.
Simone Goulart
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
Outras Notícias
Visitas técnicas aproximam universidades das ações de recuperação ambiental na Bacia Carbonífera de SC
Iniciativa do Serviço Geológico do Brasil (SGB) integra atividades do Projeto de Educação Ambiental (PEA), que também desenvolve ações com estudantes do ensino fundamental em parceria com o programa SGBeduca