Estudo reavalia dados e aponta novas oportunidades em área de cobre em Goiás

10/01/2025 às 18h02
Ouvir Notícia

Resultados incluem integração de dados geológicos, geoquímicos, geofísicos e topográficos, quantificação dos recursos existentes e identificação do potencial

Divulgação/Prefeitura de Bom Jardim de Goiás

Brasília (DF) - O Serviço Geológico do Brasil (SGB) divulgou recentemente dados sobre o depósito de cobre da área de Campo Formoso, no município de Bom Jardim de Goiás (GO). Inicialmente pesquisada pela instituição na década de 1970, com o novo estudo a área revela potencial para continuidade da mineralização, tanto na sua extensão quanto em profundidade. São altamente recomendadas sondagens adicionais para confirmação do modelo geológico e avaliação do comportamento dos teores e geometria do depósito.

Dados da modelagem geológica realizada, associados à reinterpretação de dados geoquímicos e de novos levantamentos geofísicos, sugerem um possível prolongamento dos corpos de minério e a possibilidade de novas zonas mineralizadas na região, que não puderam ser devidamente avaliadas em virtude da qualidade dos dados usados e limitações tecnológicas à época das pesquisas históricas.

O trabalho de reavaliação desse patrimônio mineral do SGB,  integrando dados multidisciplinares, permitiu esboçar um modelo geológico tridimensional para mineralização de cobre na área de estudo e quantificar seus recursos minerais.

O Projeto de Reavaliação do Patrimônio Mineral, que integra o programa Mineração Segura e Sustentável – Avaliação dos Recursos Minerais do Brasil, visa resgatar e reavaliar dados geológicos, geoquímicos e geofísicos que constituem o patrimônio mineral da empresa para, em seguida, validá-los e organizá-los em um banco de dados. Após isso, serão integrados e reinterpretados com base nos conhecimentos geológicos atuais.

As conclusões acerca desse novo estudo são apresentadas no relatório do Informe da Série Oportunidades Minerais – Exame Atualizado de Projetos, número 37, Área Cobre de Bom Jardim. 

Saiba mais informações aqui.  

Simone Goulart
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Serviço Geológico do Brasil lança Atlas de Risco da Amazônia durante a COP30

Publicação, que reúne 13 anos de mapeamento de áreas de risco geológico e hidrológico, será apresentada na terça-feira (11), durante o Hub da Amazônia, na Zona Verde da Conferência

06/11/2025

SGB realiza atividade demonstrativa de hidrologia durante a COP30, em Belém

O objetivo é apresentar ao público como o SGB realiza o monitoramento hidrológico dos rios amazônicos

06/11/2025

Serviço Geológico do Brasil participa da COP30 com presença em quatro zonas da conferência

Evento começa nesta segunda-feira (10) em Belém (PA) e terá a presença da diretora-presidente do SGB, Sabrina Góis, e de pesquisadores em diversos paineis

06/11/2025