Especialistas em prevenção de desastres chegam a Paulista (PE) para elaborar Plano Municipal de Redução de Risco

11/10/2024 às 19h51
 | Atualizado em: 14/10/2024 às 13h02
Ouvir Notícia

Serviço Geológico do Brasil iniciou  o trabalho realizado no âmbito de cooperação técnica com a Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades na quinta-feira (10)

Foto: SGB/Divulgação

Paulista (PE) – O município de Paulista (PE) é um dos primeiros a receber especialistas do Serviço Geológico do Brasil (SGB) para a elaboração do Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR). Esse trabalho é realizado por meio de parceria com a Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades (SNP/MCid). 

As atividades começaram com reuniões, na quinta (10) e sexta-feira (11), para integrar equipes, dialogar com a comunidade e definir, preliminarmente, os locais alvos do mapeamento. A partir de segunda (14), terá início o trabalho para mapear os riscos, com a participação de lideranças comunitárias. Serão analisados os aspectos gerais do município, a caracterização do território e definição e classificação das áreas de risco.

Esse levantamento permitirá identificar os locais mais suscetíveis aos riscos geológicos (como deslizamentos e inundações) e indicar a probabilidade de ocorrer algum desastre. Além disso, o SGB irá sugerir medidas que podem ser adotadas para proteger a população em caso de eventos extremos. Mais de 342 mil pessoas que vivem em Paulista, segundo dados do IBGE, podem ser beneficiadas pela elaboração do PMRR. 

Foto: Prefeitura do Município de Paulista

“O SGB é referência nacional em mapeamentos voltados para a prevenção de desastres e essa parceria é o reconhecimento pelo nosso trabalho. Empenharemos esforços na elaboração do PMRR para apoiar o município em ações preventivas, principalmente em comunidades periféricas”, enfatizou o chefe da Divisão de Geologia Aplicada, Tiago Antonelli, durante a reunião inicial. O trabalho será realizado com base nos guias, manuais, publicações e metodologias indicadas pela SNP. Ao longo das atividades, a comunidade participará ativamente ajudando a identificar as áreas que mais oferecem risco.

O diretor do Departamento de Mitigação e Prevenção de Riscos da SNP, Rodolfo Moura, ressaltou que o PMRR é um instrumento de planejamento que visa oferecer informações técnicas com qualidade para os municípios se anteciparem aos desastres. “O Plano Municipal de Redução de Risco tem uma ferramenta muito importante, que é na sequência da identificação da área de risco, propor medidas estruturais - como obras de contenção e medidas não estruturais para o convívio ativo com a situação de risco encontrada”. 

Para a secretária-executiva da Defesa Civil de Paulista, Cíntia Silva, o PMRR será fundamental para transformar a realidade de pessoas que estão em maior situação de vulnerabilidade social e moram em áreas de riscos geológicos. “Ter todos os pontos mapeados e reconhecidos permitirá que a gente, no futuro, corra atrás de recursos para para mitigar o risco e melhorar a qualidade de vida de comunidades que estão em áreas de risco e sofrem com deslizamentos, alagamentos e com o avanço do nível do mar”

Foto: Paulo Leite/SGB


A reunião inicial de trabalho, na quinta-feira (10), contou ainda com a participação dos pesquisadores do SGB Marcelo Dantas, Denilson de Jesus, Francisco Campos e Gilmar Dias. Por parte da SNP, esteve presente também a assistente técnica Luana Alves. O município de Paulista (PE) foi representado pelo secretário de Segurança, Mobilidade e Defesa Civil, Gustavo Carneiro Leão. Na reunião, também esteve presente o secretário-executivo de Proteção e Defesa Civil do Estado de Pernambuco, major Marcelo Lima Silva.

Dez municípios das regiões Sul, Norte, Nordeste e Centro-Oeste receberão Planos Municipais de Redução de Riscos (PMRR), elaborados pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) em parceria com a Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades (SNP/MCid). Mais de 7 milhões de pessoas serão beneficiadas.

Larissa Souza
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br  

Outras Notícias

Visitas técnicas aproximam universidades das ações de recuperação ambiental na Bacia Carbonífera de SC

Iniciativa do Serviço Geológico do Brasil (SGB) integra atividades do Projeto de Educação Ambiental (PEA), que também desenvolve ações com estudantes do ensino fundamental em parceria com o programa SGBeduca

03/07/2025

SGB fortalece parcerias em visita técnica ao Ceará

Reuniões institucionais e capacitação marcam semana de integração entre SGB, SOHIDRA, FUNASA e UFC

03/07/2025

SGB amplia monitoramento hidrológico no RS com lançamento do SAH Guaíba

Plataforma integrada ao SACE fortalece gestão de riscos no estado após enchentes históricas

30/06/2025