Estudo do SGB aponta que mais de 200 pessoas vivem em áreas de risco geológico em São Geraldo do Baixio (MG)

10/12/2025 às 17h52
 | Atualizado em: 10/12/2025 às 20h36
Ouvir Notícia

Mapeamento identificou sete áreas de risco município, orientando ações de prevenção e planejamento urbano

 

Foto: Divulgação/SGB

 

São Geraldo do Baixio (MG) - O Serviço Geológico do Brasil (SGB) disponibiliza a Cartografia de Riscos Geológicos de São Geraldo do Baixio, em Minas Gerais. No documento, os pesquisadores indicam que o município tem sete áreas de risco alto, onde vivem mais de 200 pessoas. Os riscos estão associados a processos de inundação, erosão marginal e deslizamento.

O mapeamento de áreas de risco teve como objetivo identificar e caracterizar as áreas urbanizadas da cidade que estão sujeitas a sofrer com perdas ou danos causados por eventos adversos de natureza geológica. As conclusões apontaram que as áreas de risco geológico cartografadas decorrem das características naturais do meio físico e da ocupação inadequada do território.

Foto: Divulgação/SGB


 

Com a cartografia de risco geológico de São Geraldo do Baixio, o SGB contribui para que sejam tomadas decisões mais assertivas relacionadas às políticas de ordenamento territorial e prevenção de desastres no município. 

As publicações fazem parte do planejamento anual do SGB, que está inserido no Plano Plurianual 2024-2027 do governo federal. Já foram publicadas Cartografias de Áreas de Risco para mais de 1,8 mil municípios. Nessas cidades, vivem aproximadamente 92 milhões de pessoas, que podem ser beneficiadas pelos estudos. Para conferir todas as cidades atendidas, basta clicar aqui.


Raphael Molinaro
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br  
 

Outras Notícias

PR: SGB conclui a última etapa de campo do ano no estudo sobre a dinâmica costeira em praias de Guaratuba

Pesquisadores realizaram atividade de campo entre os dias 24 e 28 de novembro

11/12/2025

Artigo publicado em periódico internacional apresenta resultados de pesquisa sobre carbonatos neoproterozoicos e a glaciação marinoana

Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) assinam a publicação em parceria com a equipe do Projeto MOBILE

10/12/2025

Serviço Geológico do Brasil recebe o Prêmio Nacional de Transparência Pública pela primeira vez

Empresa foi reconhecida por ampliar acesso à informação e promover a transparência, em cerimônia realizada pelo Tribunal de Contas da União

10/12/2025