Criciúma sedia seminário para estimular economia circular na mineração

14/11/2024 às 15h18
Ouvir Notícia

Encontro debateu o desenvolvimento regional sustentável e inovações para Arranjos Produtivos Locais de base mineral

Foto: Divulgação SGB

Criciúma (SC) - Durante o XX Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral (SNAPLBM) e o XVII Encontro do Comitê Temático Rede Brasileira de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral (CT Rede APL Mineral), foi discutido como incentivar práticas sustentáveis e promover a economia circular nos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de base mineral. 

Os eventos contaram com a presença de pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) e ocorreram entre 11 e 14 de novembro, em Criciúma (SC), cidade conhecida pela produção de carvão e pelo polo cerâmico de Morro da Fumaça.

O chefe da Divisão de Minerais e Rochas Industriais, Michel Godoy, destacou que o setor da pequena e média mineração é importante para o país. “O SGB tem trabalhado em projetos como, por exemplo, os insumos minerais para construção civil, sendo que a partir dos próximos anos essa temática entrará com mais força em projetos de mapeamento geológico”, informou.

Foto: Divulgação SGB

A pesquisadora em geociências do SGB, Ana Paula Justo, apresentou a palestra "Circularidade na Mineração do Serviço Geológico do Brasil", abordando práticas do SGB para a promoção da circularidade no setor mineral. Na ocasião, foram trocadas experiências com representantes do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) e da Cooperativa de Garimpeiros de Alto Médio Uruguai (Ametista do Sul/RS). Também estiveram presentes as pesquisadoras Lucy Chemale e Daiane Hammes, integrantes do Grupo de Trabalho (GT) de economia circular do SGB.

A programação incluiu ainda uma visita técnica à Mina Octávio Fontana e ao Parque Astronômico Albert Einstein, enriquecendo o entendimento sobre as práticas de sustentabilidade no setor mineral.

O encontro visou também fortalecer a rede de experiências e conhecimentos compartilhados entre gestores, pesquisadores e profissionais do setor, promovendo o desenvolvimento regional sustentável.

Circularidade na mineração 

O projeto do SGB busca repensar a mineração no contexto da economia circular, adotando uma abordagem interativa, que considera questões socioeconômicas e ambientais ao incentivar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias sustentáveis inovadoras na cadeia produtiva. O objetivo é reduzir impactos, promover a responsabilidade socioambiental e avançar na pesquisa sobre metodologias de operação mais sustentáveis.

Nesta fase inicial, o projeto vai identificar áreas para estudar resíduos de mineração e entender melhor sua composição química e mineral. A ideia é aproveitar esses materiais, que normalmente seriam descartados, e transformá-los em novos recursos, agregando valor à cadeia produtiva.

Além disso, o projeto quer apoiar a pequena mineração, melhorando sua eficiência e sustentabilidade. Isso será feito ouvindo as necessidades de cada região e adaptando as ações às condições locais. O objetivo é criar uma rede de pessoas e organizações comprometidas em entender as forças e os desafios ambientais e sociais do Brasil, ajudando a desenvolver políticas públicas que promovam o uso sustentável do território.

Simone Goulart
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

PR: SGB conclui a última etapa de campo do ano no estudo sobre a dinâmica costeira em praias de Guaratuba

Pesquisadores realizaram atividade de campo entre os dias 24 e 28 de novembro

11/12/2025

Estudo do SGB aponta que mais de 200 pessoas vivem em áreas de risco geológico em São Geraldo do Baixio (MG)

Mapeamento identificou sete áreas de risco município, orientando ações de prevenção e planejamento urbano

10/12/2025

Artigo publicado em periódico internacional apresenta resultados de pesquisa sobre carbonatos neoproterozoicos e a glaciação marinoana

Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) assinam a publicação em parceria com a equipe do Projeto MOBILE

10/12/2025