Criciúma sedia seminário para estimular economia circular na mineração

14/11/2024 às 15h18
Ouvir Notícia

Encontro debateu o desenvolvimento regional sustentável e inovações para Arranjos Produtivos Locais de base mineral

Foto: Divulgação SGB

Criciúma (SC) - Durante o XX Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral (SNAPLBM) e o XVII Encontro do Comitê Temático Rede Brasileira de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral (CT Rede APL Mineral), foi discutido como incentivar práticas sustentáveis e promover a economia circular nos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de base mineral. 

Os eventos contaram com a presença de pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) e ocorreram entre 11 e 14 de novembro, em Criciúma (SC), cidade conhecida pela produção de carvão e pelo polo cerâmico de Morro da Fumaça.

O chefe da Divisão de Minerais e Rochas Industriais, Michel Godoy, destacou que o setor da pequena e média mineração é importante para o país. “O SGB tem trabalhado em projetos como, por exemplo, os insumos minerais para construção civil, sendo que a partir dos próximos anos essa temática entrará com mais força em projetos de mapeamento geológico”, informou.

Foto: Divulgação SGB

A pesquisadora em geociências do SGB, Ana Paula Justo, apresentou a palestra "Circularidade na Mineração do Serviço Geológico do Brasil", abordando práticas do SGB para a promoção da circularidade no setor mineral. Na ocasião, foram trocadas experiências com representantes do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) e da Cooperativa de Garimpeiros de Alto Médio Uruguai (Ametista do Sul/RS). Também estiveram presentes as pesquisadoras Lucy Chemale e Daiane Hammes, integrantes do Grupo de Trabalho (GT) de economia circular do SGB.

A programação incluiu ainda uma visita técnica à Mina Octávio Fontana e ao Parque Astronômico Albert Einstein, enriquecendo o entendimento sobre as práticas de sustentabilidade no setor mineral.

O encontro visou também fortalecer a rede de experiências e conhecimentos compartilhados entre gestores, pesquisadores e profissionais do setor, promovendo o desenvolvimento regional sustentável.

Circularidade na mineração 

O projeto do SGB busca repensar a mineração no contexto da economia circular, adotando uma abordagem interativa, que considera questões socioeconômicas e ambientais ao incentivar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias sustentáveis inovadoras na cadeia produtiva. O objetivo é reduzir impactos, promover a responsabilidade socioambiental e avançar na pesquisa sobre metodologias de operação mais sustentáveis.

Nesta fase inicial, o projeto vai identificar áreas para estudar resíduos de mineração e entender melhor sua composição química e mineral. A ideia é aproveitar esses materiais, que normalmente seriam descartados, e transformá-los em novos recursos, agregando valor à cadeia produtiva.

Além disso, o projeto quer apoiar a pequena mineração, melhorando sua eficiência e sustentabilidade. Isso será feito ouvindo as necessidades de cada região e adaptando as ações às condições locais. O objetivo é criar uma rede de pessoas e organizações comprometidas em entender as forças e os desafios ambientais e sociais do Brasil, ajudando a desenvolver políticas públicas que promovam o uso sustentável do território.

Simone Goulart
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Diálogos entre Brasil e Coreia do Sul visam acordo de cooperação sobre minerais para a transição energética

Encontro abordou potencialidades geológicas brasileiras e aspectos ambientais, sociais e de governança

14/11/2024

Novo Centro Integrado de Estudos Geológicos em Morro do Chapéu (BA) impulsiona desenvolvimento regional

Serviço Geológico do Brasil inaugurou, nesta quinta-feira (14), a nova sede do CIEG

14/11/2024

Elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos avança em Paulista (PE)

Serviço Geológico do Brasil realizou, entre 4 e 14 de novembro, a 2ª etapa do mapeamento de áreas de risco no município

14/11/2024