Ciência e arte para todas as idades no Museu de Ciências da Terra
Ciência e arte para todas as idades no Museu de Ciências da Terra
Atividades gratuitas do “De Férias no Museu” incluem oficinas, encontros com especialistas e imersão em geologia, história e arte
Rio de Janeiro (RJ) - O Museu de Ciências da Terra, no Rio de Janeiro, iniciou a programação especial do “De Férias no Museu”, que seguirá até 1º de fevereiro. Com entrada gratuita, a agenda inclui, além da tradicional visita guiada, atividades para públicos de todas as idades, explorando temas relacionados às geociências de forma interativa. O Museu funciona de quarta a sábado, das 10h às 16h (entrada permitida até 15h40).
Atividades de destaque
Ao longo de 12 dias, a programação contará com atividades, como:
- Oficina Ciclo das Rochas, que tem como objetivo explicar a transformação dos materiais geológicos;
- Oficina de fósseis com argila, que permitirá aos participantes compreender de forma prática o formato e a estrutura dos fósseis;
- Experimento Vulcão, que ensinará sobre a estrutura geológica, funcionamento e as características dos vulcões;
- Oficina de minerais e formas geométricas, voltada para compreender essas formas e sua ocorrência na natureza;
- Atividade sensorial para bebês, que possibilitará a exploração de texturas e cores de objetos naturais.
Arte e geociências em parceria
Além disso, uma série de atividades será realizada em parceria com o Projeto Maravilha, do Parque Bondinho - Pão de Açúcar, para promover a conscientização crítica e estimular a imaginação coletiva por meio da arte:
- No sábado, 18, às 10h30, no Pão de Açúcar, acontecerá o Encontro Geopoético. Na ocasião, os professores Diógenes de Almeida (chefe dos acervos do MCTer), Cláudio Valeriano e Luiza Corral irão interagir com o público, respondendo perguntas sobre a formação das rochas do Pão de Açúcar e dos morros próximos, além de abordar a evolução do relevo que se vê no local.
- No dia 23, no Bosque das Artes, o geólogo Tomás Lisboa, da equipe educativa do museu, será o convidado do evento Quinta Maravilha, às 10h30. O encontro irá refletir sobre a obra A Idade da Pedra, do artista Carlos Vergara, e seu fascínio ao se deparar com a idade de formação rochosa do monumento geológico do Pão de Açúcar, que data de quase 600 milhões de anos. A equipe do Museu de Ciências da Terra utilizará amostras de rochas e fósseis do acervo para enriquecer o diálogo.
- No dia 30, às 10h30, será realizada a oficina Monotipia: Registros do Tempo, inspirada pelo espírito explorador e pelas experiências pictóricas de Carlos Vergara. Nessa atividade, o público do Museu de Ciências da Terra será convidado a experimentar a técnica da monotipia, amplamente utilizada pelo artista. Essa prática consiste em criar registros únicos a partir de texturas, transformando a experiência em um marco pessoal e simbólico.
Descubra o Museu de Ciências da Terra
Junto com a equipe educativa do museu, os participantes irão explorar e conhecer os espaços e histórias do prédio, que faz parte do patrimônio da cidade.
Confira o calendário de atividades do “De Férias no Museu”:
Daniel Pais
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br