Brasil e província chinesa Shanxi assinam acordo que impulsiona o desenvolvimento de pesquisas minerais
Brasil e província chinesa Shanxi assinam acordo que impulsiona o desenvolvimento de pesquisas minerais
A diretora de Infraestrutura Geocientífica do Serviço Geológico do Brasil, Sabrina Góis, formalizou a parceria durante participação no Fórum de Desenvolvimento de Energia de Baixo Carbono de Taiyuan, na China
Taiyuan – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) e o Departamento de Prospecção Geológica de Shanxi, no norte da China, assinaram Memorando de Entendimento (MoU) para o desenvolvimento de pesquisas com foco na transição energética. A assinatura ocorreu nesta quarta-feira (11), durante a participação da diretora de Infraestrutura Geocientífica (DIG), Sabrina Gois, e do assessor de Assuntos Internacionais, Rafael Duarte, no Fórum de Desenvolvimento de Energia de Baixo Carbono de Taiyuan, na China.
“Esse é mais um passo importante que o Brasil dá no sentido de ampliar a cooperação internacional para fortalecer pesquisas e impulsionar ações que permitam o desenvolvimento de soluções sustentáveis, com bases científicas. Temos várias áreas de interesse com o Departamento Geológico de Shanxi e, com certeza, essa será uma parceria frutífera não apenas para os nossos países, mas para o mundo”, destaca a diretora Sabrina Gois. O SGB já tem acordo de cooperação assinado com o Serviço Geológico Nacional da China.
O Brasil poderá ainda compartilhar sua experiência na recuperação de passivos ambientais decorrentes da mineração do carvão. Neste ano, os chineses visitaram a Bacia Carbonífera de Santa Catarina, em Criciúma, onde o SGB desenvolve um importante projeto para melhoria dos recursos hídricos e da área impactada pela atividade de mineração.
“Shanxi, que é a principal província mineral e a principal produtora de carvão, agora passa pelo processo de transição energética e tem o SGB como um dos principais parceiros para intercâmbio de conhecimento e de tecnologias. É bem interessante ver o papel que o SGB tem desempenhado para além da atividade de mineração, na área energética”, ressaltou o assessor Rafael Duarte.
Missão à China
A missão do SGB à China começou na segunda-feira (9), com os objetivos de fortalecer a cooperação bilateral com esse país, apresentar a experiência brasileira e fortalecer a presença da instituição no cenário internacional. O Fórum de Desenvolvimento de Energia de Baixo Carbono de Taiyuan é uma plataforma de alto nível, que reúne líderes governamentais, especialistas e representantes do setor privado para discutir soluções inovadoras em energia limpa e desenvolvimento sustentável.
Na terça-feira (10), a diretora Sabrina Gois e o assessor Rafael Duarte participaram da cerimônia de abertura do segmento de alto nível do Fórum de Desenvolvimento de Energia de Baixo Carbono de Taiyuan, onde foram apresentadas informações importantes sobre a Província de Shanxi na transição energética da China. Além disso, visitaram o projeto geotérmico do Parque de Ciência e Tecnologia de Tongchang.
Ao longo da programação, o SGB participou também do Fórum Geotérmico Internacional e do 5º Simpósio de Geociências de Wutai para compartilhar os projetos estratégicos brasileiros.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br