Bento Gonçalves (RS) terá Plano Municipal de Redução de Riscos

25/10/2024 às 18h46
Ouvir Notícia

Projeto é fruto de parceria entre o Serviço Geológico do Brasil e a Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades

Foto: Márcio Pilger/SGB

Bento Gonçalves (RS) – Afetada pelas chuvas em maio de 2024 e atualmente em estado de calamidade pública, a cidade de Bento Gonçalves (RS), na Serra Gaúcha, ganhará um instrumento importante para proteger a população em caso de novo evento climático extremo: o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR). Essa iniciativa será implementada pela Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades, em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (SGB).

As reuniões iniciais, para apresentar o projeto à prefeitura e à comunidade, se encerram nesta sexta-feira (25). A partir de segunda (28), tem início o mapeamento das áreas de risco nas zonas urbana e rural. Esse trabalho será realizado de forma participativa, com apoio da defesa civil e de lideranças comunitárias. 

“A gente só consegue prevenir o que a gente conhece. Então a gente tem que conhecer quais são os riscos para conseguir prevenir o desastre”, afirma o chefe da Divisão de Geologia Aplicada, Tiago Antonelli. Ele explica que “o objetivo é, com a participação da população, conhecer a fundo quais os setores de mais risco a deslizamentos e inundações para que, em épocas de chuva extrema, o município tenha suporte e capacidade de agir antes de acontecer o desastre”. 

Os estudos indicarão as áreas mais críticas em Bento Gonçalves e, com base nas informações técnicas, o SGB irá propor soluções para erradicar ou reduzir os riscos existentes, como obras e outras medidas não estruturais. Para a  assessora da Coordenação-Geral de Apoio a Planos, Daniela Buosi Rohlfs, a parceria com o SGB é estratégica para avançar na prevenção de desastres. “Os PMRRS servem como um orientador para os investimentos públicos. Ter esse tipo de um instrumento é essencial para ter a certeza que estamos investindo recursos nos locais que mais precisam”.

O secretário de governo de Bento Gonçalves, Márcio Possamai, destaca que a população será a mais beneficiada: “Tivemos recentemente uma grande catástrofe, uma das maiores que o Brasil e o Rio Grande do Sul já viveram, e nosso município foi muito afetado por inundações e deslizamentos. Esse plano é uma ferramenta que vai trazer mais segurança para a administração, que vai poder ter mecanismos e ações de pronta-resposta, mas também para a população, que vai ter a certeza de estar segura quando os eventos acontecerem”. 

Dez cidades serão atendidas pela parceria entre o SGB e a SNP. Já foram iniciados estudos para implementação do PMRR nos municípios de Paulista (PE), Santa Cruz do Sul (RS), Teresina (PI) e Bento Gonçalves (RS). A cidade de Goiânia (GO) será a próxima contemplada neste ano. Em 2025, o trabalho segue em Blumenau (SC), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Rio Branco (AC) e Rio do Sul (SC). 

Larissa Souza
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br   

Outras Notícias

Capacitação fortalece ações de prevenção a desastres no Vale do Itajaí (SC)

SGB ministrou curso para representantes dos municípios de Itajaí, Navegantes, Benedito Novo, Camboriú, Penha, Ilhota, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Içara e Porto Belo

24/10/2024

Rio Paraguai inicia recuperação após chuvas na região do Pantanal

Monitoramento do Serviço Geológico do Brasil indica que cota em Ladário (MS) chegou a -59 cm nesta quarta-feira (23)

23/10/2024

Especialistas em prevenção de desastres atuam no Vale do Taquari (RS) para mapeamento de áreas de risco

Serviço Geológico do Brasil realiza ação emergencial nas cidades de Colinas, Cruzeiro do Sul e Marques de Souza

23/10/2024