Assinatura de Pacto pela Diversidade reforça compromisso com inclusão e justiça social
Assinatura de Pacto pela Diversidade reforça compromisso com inclusão e justiça social
Iniciativa visa transformar a cultura organizacional nas estatais e servir de exemplo para outras esferas governamentais e a sociedade
Brasília (DF) - A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, assinou, nesta quarta-feira (4), o Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão nas Empresas Estatais, que visa estabelecer, de forma clara, mecanismos de cooperação para melhorar as relações entre as empresas estatais e implementar ações que promovam diversidade, equidade e inclusão.
O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Inácio Melo, esteve presente e destacou que esse ato representa um marco na trajetória do país, rumo à construção de ambientes de trabalho cada vez mais justos, inclusivos e respeitosos.
“Nos últimos meses, o SGB tem acompanhado de perto os esforços do governo para fortalecer a agenda de igualdade de gênero e raça. A recente adesão do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos ao Selo de Igualdade de Gênero do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) demonstra um compromisso firme com essa causa. Acredita-se que a implementação do selo, juntamente com a assinatura do pacto, trará mudanças profundas na cultura organizacional do país”, pontuou.
Melo também enfatizou que o SGB está empenhado em promover um ambiente onde a diversidade seja celebrada e a equidade seja uma realidade vivida por todos os funcionários. O objetivo é transformar o ambiente de trabalho dentro da organização e servir como um exemplo positivo para outras instituições públicas e para a sociedade em geral. Ele aproveitou a oportunidade para destacar o trabalho exemplar do Comitê Permanente de Pró-Equidade de Gênero e Diversidade no SGB, que, há 15 anos, lidera iniciativas pioneiras nessa área.
A iniciativa busca influenciar significativamente a cultura organizacional nas estatais, promovendo um ambiente mais inclusivo e de igualdade para todos os funcionários e servindo como exemplo para outras esferas governamentais e a sociedade.
Outras ações de diversidade do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos
Recentemente, a ministra Dweck também assinou a adesão do Ministério ao Selo de Igualdade de Gênero do PNUD, reforçando a agenda de igualdade de gênero e raça nos sistemas estruturantes sob a gestão do MGI. Durante o evento "States of the Future" do G20, Dweck destacou que a implementação do selo será acompanhada por um consultor que avaliará a situação de equidade de gênero em cada área e proporá mudanças, impactando potencialmente cerca de 1 milhão de servidores públicos.
Comitê Permanente de Pró-Equidade de Gênero e Diversidade do SGB
O Comitê Permanente de Pró-Equidade de Gênero e Diversidade do SGB – existente há 15 anos – é uma iniciativa pioneira, que reflete o compromisso da instituição com a promoção da igualdade de gênero e raça. Com a adesão ao Programa Pró-Equidade do Governo Federal, o SGB pretende continuar fortalecendo a política de diversidade, promovendo capacitação contínua, eliminando disparidades salariais e monitorando o progresso para alcançar uma cultura organizacional que valorize a equidade e respeite as diferenças.
Além disso, o SGB mantém parcerias com o Museu de Ciências da Terra (MCTer) e com diversas organizações externas, como a Rede Equidade do Governo Federal, a Associação Brasileira de Mulheres nas Geociências (ABMGEO) e a Rede Geomamas. Essas parcerias visam promover a equidade de gênero e a valorização das mulheres no campo das geociências, apoiando e conectando profissionais para enfrentar os desafios da vida pessoal e profissional.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
Outras Notícias
Visitas técnicas aproximam universidades das ações de recuperação ambiental na Bacia Carbonífera de SC
Iniciativa do Serviço Geológico do Brasil (SGB) integra atividades do Projeto de Educação Ambiental (PEA), que também desenvolve ações com estudantes do ensino fundamental em parceria com o programa SGBeduca