Assinatura de Pacto pela Diversidade reforça compromisso com inclusão e justiça social
Assinatura de Pacto pela Diversidade reforça compromisso com inclusão e justiça social
Iniciativa visa transformar a cultura organizacional nas estatais e servir de exemplo para outras esferas governamentais e a sociedade
Brasília (DF) - A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, assinou, nesta quarta-feira (4), o Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão nas Empresas Estatais, que visa estabelecer, de forma clara, mecanismos de cooperação para melhorar as relações entre as empresas estatais e implementar ações que promovam diversidade, equidade e inclusão.
O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Inácio Melo, esteve presente e destacou que esse ato representa um marco na trajetória do país, rumo à construção de ambientes de trabalho cada vez mais justos, inclusivos e respeitosos.
“Nos últimos meses, o SGB tem acompanhado de perto os esforços do governo para fortalecer a agenda de igualdade de gênero e raça. A recente adesão do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos ao Selo de Igualdade de Gênero do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) demonstra um compromisso firme com essa causa. Acredita-se que a implementação do selo, juntamente com a assinatura do pacto, trará mudanças profundas na cultura organizacional do país”, pontuou.
Melo também enfatizou que o SGB está empenhado em promover um ambiente onde a diversidade seja celebrada e a equidade seja uma realidade vivida por todos os funcionários. O objetivo é transformar o ambiente de trabalho dentro da organização e servir como um exemplo positivo para outras instituições públicas e para a sociedade em geral. Ele aproveitou a oportunidade para destacar o trabalho exemplar do Comitê Permanente de Pró-Equidade de Gênero e Diversidade no SGB, que, há 15 anos, lidera iniciativas pioneiras nessa área.
A iniciativa busca influenciar significativamente a cultura organizacional nas estatais, promovendo um ambiente mais inclusivo e de igualdade para todos os funcionários e servindo como exemplo para outras esferas governamentais e a sociedade.
Outras ações de diversidade do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos
Recentemente, a ministra Dweck também assinou a adesão do Ministério ao Selo de Igualdade de Gênero do PNUD, reforçando a agenda de igualdade de gênero e raça nos sistemas estruturantes sob a gestão do MGI. Durante o evento "States of the Future" do G20, Dweck destacou que a implementação do selo será acompanhada por um consultor que avaliará a situação de equidade de gênero em cada área e proporá mudanças, impactando potencialmente cerca de 1 milhão de servidores públicos.
Comitê Permanente de Pró-Equidade de Gênero e Diversidade do SGB
O Comitê Permanente de Pró-Equidade de Gênero e Diversidade do SGB – existente há 15 anos – é uma iniciativa pioneira, que reflete o compromisso da instituição com a promoção da igualdade de gênero e raça. Com a adesão ao Programa Pró-Equidade do Governo Federal, o SGB pretende continuar fortalecendo a política de diversidade, promovendo capacitação contínua, eliminando disparidades salariais e monitorando o progresso para alcançar uma cultura organizacional que valorize a equidade e respeite as diferenças.
Além disso, o SGB mantém parcerias com o Museu de Ciências da Terra (MCTer) e com diversas organizações externas, como a Rede Equidade do Governo Federal, a Associação Brasileira de Mulheres nas Geociências (ABMGEO) e a Rede Geomamas. Essas parcerias visam promover a equidade de gênero e a valorização das mulheres no campo das geociências, apoiando e conectando profissionais para enfrentar os desafios da vida pessoal e profissional.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br