Após chuvas, Rio Pomba ultrapassa cota de inundação em Guarani (MG)

29/01/2025 às 22h00
 | Atualizado em: 30/01/2025 às 13h56
Ouvir Notícia

O nível do rio também subiu e pode chegar a cota de alerta nos municípios de Cataguases (MG), Santo Antônio de Pádua (RJ) e Aperibé (RJ)

Foto: Reprodução/ Mídia Mineira

Brasília (DF) – O nível do Rio Pomba subiu de forma significativa após fortes chuvas na região, que envolve áreas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. No município de Guarani (MG), houve um acumulado de 114 mm de chuvas nos últimos três dias e o rio ultrapassou a cota de inundação (5 m), nesta quarta-feira (29). Os dados são apresentados em boletim de alerta hidrológico divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) e estão disponíveis na plataforma do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Pomba.

“A previsão é de estabilização da cota nas próximas horas e posteriormente uma recessão. Em outros municípios às margens do Rio Pomba, como Cataguases (MG), Santo Antônio de Pádua (RJ) e Aperibé (RJ), foram constatadas elevações significativas, podendo atingir a cota de alerta, mas sem previsão de alcançarem a inundação”, explica o pesquisador do SGB, Marcos Figueiredo Salviano.

No Rio Muriaé, também é observada a elevação dos níveis, mas as estações monitoradas estão abaixo da cota de atenção.

Operação do Sistema de Alerta Hidrológico

O SGB opera o Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Muriaé desde 2014 e o Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Pomba desde 2019. Anualmente, durante o período chuvoso, o monitoramento é intensificado com a publicação semanal de boletins que apresentam informações sobre os rios. Quando os níveis atingem a cota de alerta em alguma das estações monitoradas, o SGB inicia a emissão diária de boletins de alerta com previsões.

A divulgação dos boletins é essencial para apoiar a tomada de decisão dos órgãos estaduais e municipais diante desses eventos. Com as informações, é possível  planejar a atuação para reduzir os impactos e proteger a população. 


Entenda as cotas

Por meio das chamadas “Cotas de Referência”, o SGB informa sobre os impactos associados aos níveis dos rios. Cota de Atenção: possibilidade moderada de ocorrência de inundação;
Cota de Alerta: possibilidade elevada de ocorrência de inundação;
Cota de Inundação: primeiros danos podem ser observados no município;
Cota de Inundação Severa: danos severos ao município.

Clique aqui para acompanhar os boletins disponíveis na plataforma (SACE) do Sistema de Alerta Hidrológico

Parceria 

O monitoramento dos rios é feito a partir de estações telemétricas e convencionais, que fazem parte da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), coordenada pela ANA. O SGB opera cerca de 80% das estações, gerando informações que apoiam os sistemas de prevenção de desastres, a gestão dos recursos hídricos e pesquisas.  As informações estão disponíveis na plataforma SACE

Larissa Souza
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

PR: SGB conclui a última etapa de campo do ano no estudo sobre a dinâmica costeira em praias de Guaratuba

Pesquisadores realizaram atividade de campo entre os dias 24 e 28 de novembro

11/12/2025

Estudo do SGB aponta que mais de 200 pessoas vivem em áreas de risco geológico em São Geraldo do Baixio (MG)

Mapeamento identificou sete áreas de risco município, orientando ações de prevenção e planejamento urbano

10/12/2025

Artigo publicado em periódico internacional apresenta resultados de pesquisa sobre carbonatos neoproterozoicos e a glaciação marinoana

Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) assinam a publicação em parceria com a equipe do Projeto MOBILE

10/12/2025